História do Cinema

Curso
História do Cinema


com Marcelo Lyra
17 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017

Dos Irmãos Lumière à era do cinema digital, o curso dará um panorama geral da evolução da linguagem cinematográfica

Através das cenas de filmes dos principais diretores do cinema mundial, o curso História do Cinema, do Prof. Marcelo Lyra, vai mostrar toda a evolução da arte cinematográfica, dos irmãos Lumiére aos mais importantes diretores como Orson Welles, Charles Chaplin, Eisenstein, Fritz Lang, Hitchcock, Glauber Rocha, Vitorio de Sica, Antonioni, Ingmar Bergman, Federico Fellini, Akira Kurosawa, Stanley Kubrick, Francis Coppola, Steven Spielberg, Martin Scorsese e Quentin Tarantino, entre outros. Também serão analisados os principais movimentos cinematográficos, como o expressionismo Alemão, o Neorrealismo Italiano, a Nouvelle Vague e o Dogma 95, bem como os brasileiros Cinema Novo e Cinema Marginal. No final, aborda-se os novos rumos da era digital, com os super efeitos especiais de Exterminador do Futuro 2, Matrix e a interação com personagens digitais de Harry Potter, Senhor dos Anéis etc.

Programa

Aula 1: 17 de janeiro - A era do cinema mudo (1895-1929) - Os primeiros passos de Meliés, o surgimento dos enquadramentos, da montagem, o desenvolvimento da arte de falar por imagens, Griffth, o construtivismo russo e o expressionismo alemão. Charles Chaplin, Buster Keaton. O surgimento das técnicas de montagem, iluminação e enquadramento. 

Aula 2: 19 de janeiro - Anos 30 e 40 - A chegada do som, o desenvolvimento dos gêneros, o filme de gângster, o faroeste, os filmes de terror, screewball comedies, alemães do Expressionismo migram para Hollywood e ajudam a criar o film noir. O positivismo pós depressão de Frank Capra. A revolução de Cidadão Kane.  

Aula 3: 24 de janeiro - Anos 50 (1) - O cinema europeu do pós guerra, a força do novo cinema italiano: Neo Realismo, diretores revolucionários como Rosselini, De Sica, Pasolini e Fellini. A descoberta do cinema japonês, Kurosawa, Ozu e Mizoguchi. O talento do sueco Ingmar Bergman.

Aula 4: 26 de janeiro - Anos 50 (2) - O filme B se firma e lança novos diretores independentes, como Samuel Fuller. A conquista do espaço do gênero Ficção Científica, que reflete a paranoia da Guerra Fria.Os musicais. O Fenômeno Alfred Hitchcock, a ruptura de regras e as técnicas de manipulação do espectador. A expansão da tela com os formatos largos do Cinemascope e a novidade dos efeitos 3D.

Aula5: 31 de janeiro - Anos 60 (1) - A Nouvelle Vague francesa Godard e Truffaut, bem como sua influência no Cinema Novo e o Cinema Marginal no Brasil. A arte de Luis Buñuel, Jerry Lewis como diretor.

Aula 6: 2 de fevereiro - Anos 60 (2) - O cinema de Kubrick, Sergio Leone, Bertolucci e Antonioni. A contracultura com Easy Rider e o revisionismo dos mitos do faroeste e do herói clássico.

Aula 7: 7 de fevereiro - Anos 70 - Os independentes da Nova Hollywood e o fenômeno blockbuster. A evolução de Woody Allen. Independentes como Altman, Coppola, e Scorsese revolucionam a linguagem, enquanto a indústria se firma enquanto os blockbusters como Tubarão e Star Wars dominam o cinema e o imaginário POP. O novo cinema alemão de Win Wenders, Fassbinder e Herzog.

Aula 8: 9 de fevereiro - Dos anos 80 até a era digital - O fracasso de Heaven’s Gate muda a regra dos blockbusters. A ordem é não errar: a ditadura dos script doctors, sequências e remakes entram na ordem do dia. O cinema pós moderno: Tarantino, irmãos Coen etc. O cinema digital revoluciona a sétima arte. Nos dois extremos, o contraponto entre a simplicidade estética defendida pelo movimento Dogma 95 e a sofisticação técnica dos efeitos de Titanic, Exterminador do Futuro 2, bem como o auge da técnica visual de Matrix.

Sobre Marcelo Lyra

Professor, crítico de cinema e literatura - Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Iniciou a carreira de crítico no Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando tornou-se repórter de cinema e eventualmente assinando também a coluna de Filmes na TV nas férias e viagens do titular Luiz Carlos Merten. Foi crítico de cinema do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Jornal do Brasil, Revista do Memorial da América Latina, revista Bizz e outros. Cursou, como convidado, as cadeiras de Roteiro, Edição e Crítica de Cinema na graduação da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP. É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”, publicado em 2003. Dá cursos de história do cinema, realiza regularmente curadorias de mostras de cinema, participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais como o de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993 foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem.

Informações

No Espaço Itaú de Cinema – Augusta | Anexo

Endereço: Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César / São Paulo

Período: de 17 de janeiro a 9 de fevereiro de 2017, terças e quintas-feiras

Carga horária: 24 horas em 8 encontros

Horário: das 19h30 às 22h30

Vagas: 30 pessoas (mínimo de 20 para a realização do curso)

Inscrições: (11) 3266-5115 | escola@cinespaco.com.br | Rua Antônio Carlos, 288 – 1º andar

Formas de Pagamento

Até 13/01/2017
R$ 500,00 ou 2 cheques de R$ 260,00 

A partir de 14/01
R$ 540,00 ou 2 cheques de R$ 280,00

Aula avulsa
R$ 100,00

Mais informações

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