Sobre o projeto Escola no Cinema

O Projeto Escola no Cinema iniciou suas atividades em 1985 no Rio de Janeiro, vindo para São Paulo em 1993.

Coordenado desde sua criação por Patrícia Durães e Eliane Monteiro, o projeto propõe um mergulho cultural através do cinema, em uma formação permanente de educadores e alunos.

Sua aposta é na integração de linguagens, procurando sempre correlacionar áreas do conhecimento em suas propostas.

O projeto não se limita a exibir apenas o filme. Junto com ele realizam-se oficinas, debates e atividades complementares que ampliam o seu conteúdo e aprofundam o universo por ele retratado.

Assim, busca contribuir para a formação de um espectador crítico e atuante na sociedade.

Como Participar

Indicação de filmes em cartaz
Através de reservas para as sessões da programação diária dos cinemas em que o projeto atua.

Indicação de filmes fora do circuito de exibição e sessões em horário alternativo
O professor escolhe o filme conforme o interesse de seu grupo e consulta a possibilidade de sua exibição.

Eventos
  • Filmes acompanhados de atividades complementares, integrando várias linguagens artísticas às diversas áreas do conhecimento. As propostas são desenvolvidas através de oficinas, exposições, palestras, instalações ou performances.
  • Sessões especiais para professores para conhecimento prévio dos filmes.

Como Reservar

As comunicações deverão ser feitas através do e-mail: contatoescolanocinema@gmail.com

Filmes em cartaz

Para reservar nas sessões diárias, abertas ao público, é preciso:

• Acompanhar a programação no site www.itaucinemas.com.br atualizado todas às 5ªs feiras.
  • Mobilizar os alunos com antecedência para definição do número de reservas. É possível reservar 50% da lotação da sala.
  • Solicitar no e-mail contatoescolanocinema@gmail.com a ficha de reserva do cinema que tem interesse.
  • Reservar com antecedência de 4 dias.
  • As reservas terão validade até 20 minutos antes do início da sessão.
  • Confirmar ou cancelar a sessão um dia antes de sua realização.
  • Valor do ingresso: meia-entrada do dia.

Filmes Exclusivos

Para reservar nos horários alternativos (entre 9h e 12h) é preciso:

• Escolher o filme, indicado pelo grupo ou pelo professor . Filme de lançamento não exibimos em sessão exclusiva.
  • Comunicar-se com antecedência de 15 dias para solicitar a sessão. O agendamento ocorre apenas após ter conhecimento da disponibilidade do filme.
  • Mobilizar os alunos, com antecedência, para definição do número de reservas. É necessário o mínimo de 100 alunos para viabilizar a sessão.
  • Solicitar a ficha de reserva no e-mail atendimento@escolanocinema.com.br
  • Confirmar ou cancelar a sessão quatro dias antes de sua realização.
  • Valor do ingresso: preços promocionais.

Eventos

Para esta forma de atendimento, é necessário aguardar uma correspondência específica, com as informações sobre o filme, as atividades complementares e os procedimentos para a participação das escolas e professores.

Outros atendimentos

O projeto estende seu atendimento às associações beneficentes e outras entidades que atuem nas áreas educacional, social e cultural, mediante envio de um oficio. São oferecidos ingressos promocionais, a preço simbólico determinado pelas distribuidoras dos filmes, nas sessões diárias do cinema de segunda a quarta–feira, até às 18h.

Dentro dos procedimentos para filmes exclusivos, o projeto pode atender, além das escolas, outros grupos de estudo e/ou trabalho que queiram utilizar a linguagem cinematográfica em suas atividades.

Como Reservar

Preencha o formulário abaixo que responderemos assim que possível.