Considerado um dos principais nomes do surrealismo, Jean Cocteau propõe uma linguagem teatral, literária, cinematográfica e plástica na esfera da “irrealidade realista”. Suas personagens são transposições poéticas da vida – como alegorias do próprio ser –, que se revelam humanamente possíveis dentro de um cenário mítico, no qual o poeta/dramaturgo, em sua simbiose, apresenta a artesania do autor em “pintar” os textos e o ofício do pintor ao “escrevê-los”. Ainda que permeado pela “linguagem esquecida” dos mitos e dos contos de fadas, Cocteau apela ao sentido “carnal” da arte, ao revelar que o princípio metafísico reside no homem e em sua busca incessante pelo desvelamento dos mistérios que o cercam. Desse modo, em todas as artes a que se dedicara, Cocteau contemplou o valor da sensibilidade e da imaginação, no âmbito do ímpeto heroico de seus títeres, das imagens dançantes de sua cinematografia, da expressividade das suas pinturas e, sobretudo, da narrativa metafórica - marca indelével de toda sua criação poética.
Sob esse prisma, as nossas aulas serão conduzidas a partir da análise crítica/estética de algumas obras selecionadas de Jean Cocteau), no cinema: A Voz Humana (La Voix Humaine/1930), teatro/monólogo, O Sangue de um poeta (Le Sang d’un poète/1930), A Bela e a Fera (La Belle et la Bête/1946), bem como Orfeu (Orphée/1950) e O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée/1959. Os nossos quatro encontros ainda serão acrescidos de referências a outras composições do autor, tais como Antígona (Antigone/1922), Romeu e Julieta (Roméo et Juliette/1924), A Máquina Infernal (La Machine Infernale/1934) e O Pecado Original (Les Parents Terribles/1938) teatro, bem como Édipo Rei (Oedipus Rex/1927), ópera-oratório, com música de Igor Stravinsky.
Doutorando, Mestre e Bacharel em Filosofia pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Autor do livro Haydée Bittencourt - O Esplendor do Teatro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP, 2010). Traduziu e prefaciou a obra do ator e diretor teatral Michel Saint-Denis, Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos (Editora Perspectiva, 2016). Dedica-se à área de Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Poética e Estética Teatral, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro. Curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti.
O teatro no cinema - Jean Cocteau: as multifaces da arte poética
Aula diálogo - Rei Lear (com Cássio Starling Carlos)
Shakespeare, o gênio selvagem do som e (da) fúria
O teatro no cinema - As personagens da Tragédia Grega – A síntese do mito, do terror e da piedade
Online
11 de julho a 01 de agosto de 2023
Terças-feiras, das 19 às 22h
12 horas em 04 encontros
atendimento@escolanocinema.com.br
R$200,00 (à vista)
R$180,00 (25% de desconto para pagamentos até 27/06)
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$160,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$130,00
+ 10% de desconto para quem se inscrever nos três cursos.
Aula avulsa:
R$ 100,00
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Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.
* Dia 11/07– Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados
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