CURSO ONLINE

François Truffaut, jovem aos 90 

Prof. Cássio Starling Carlos


François Truffaut faria 90 anos em fevereiro de 2022. Embora tenha partido cedo, aos 52 anos, e há quase 40 anos, Truffaut nos legou uma filmografia que não morre nem envelhece.

 

O misto de ternura e de rebeldia e a superposição aparentemente inviável de modernidade e de classicismo são características que tornaram o cinema de Truffaut mais assimilável e sedutor que o de seus companheiros da Nouvelle Vague. 

 

O curso “François Truffaut, Jovem aos 90” é um convite para ir além da superfície e explorar as tensões que fomentam a vitalidade e a influência da obra do diretor.

 

A infância, a inspiração literária e a paixão amorosa são tópicos que se revezam em seu percurso.

 

Todas as vezes que filmou crianças, no entanto, o cineasta ressaltou aspectos, como a exclusão, a inadequação e a melancolia, que escapam da convencional associação da infância com a inocência. 

 

Apaixonado por livros, sem ostentar erudição, Truffaut manteve um diálogo fértil com a literatura. Adaptou desde títulos considerados “literatura barata” até grandes autores, como Henry James. Mas o ataque às adaptações que ele fez em seu artigo mais ruidoso impõe a necessidade de lupa para ler seu método de aproximação e de se apropriação de textos literários.

 

A intensidade das histórias de amor que ele filmou de “Jules e Jim” a “A Mulher do Lado” sempre atraíram o público em busca de emoções fortes. A paixão segundo Truffaut, porém, nunca é apaziguadora, é impossível ou destrutiva, seus amantes são fantasmas, traidores, instáveis.

 

A partir destes tópicos, “François Truffaut, Jovem aos 90” vai revolver a obra para buscar entender como o furor juvenil se transmutou, sem se perder, num cinema que resiste ao tempo.


Programa

27/01: Aula 1

François, o pivete

A marca rebelde de Truffaut na existência e na crítica.

André Bazin, figura tutelar. “Uma Certa Tendência do Cinema Francês” e a obra a vir.


05/02 - Aula-diálogo 1

Enfants terribles

Imagens da infância em Jean Vigo e Roberto Rossellini

Filmes: “Os Pivetes”


10/02- Aula 2

O cinema como arte romanesca. 

Antoine Doinel, personagem de folhetim. Capítulo 1.

Filmes: “Os Incompreendidos” e “O Amor aos 20 Anos”


17/02 - Aula 3

17/02 - Aula 3

O cinema como arte romanesca. 

Antoine Doinel, personagem de folhetim. Capítulo 2.

Filmes: “Beijos Proibidos”, “Domicílio Conjugal” e “O Amor em Fuga”

 

24/02 - Aula 4

A criança no cinema

Filmes: “O Garoto Selvagem”, ‘Na Idade da Inocência” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”

 

03/03 - Aula 5

O cineasta que amava livros.

Filmes: “Jules e Jim”, “Fahrenheit 451”, “Duas Inglesas e o Amor”

 

05/03 - Aula-diálogo 2

A aura da morte

“O Quarto Verde”

 

10/03 - Aula 6

Entre Hitchcock e o “noir”. O longo diálogo de Truffaut com o “mestre do suspense” e com a literatura policial. 

Filmes: “Atirem no Pianista”, “A Sereia do Mississipi”, “A Noiva Estava de Preto”, “Uma Jovem Tão Bela Como Eu” e “De Repente num Domingo”

 

17/03 - Aula 7

Truffaut: cineasta cinéfilo

Filme: “A Noite Americana”

 

24/03 - Aula 8

Amantes inconstantes.

Filmes: “Um Só Pecado”, “A História de Adèle H.”, “O Homem que Amava as Mulheres”

 

31/03 - Aula 9

A mise-en-scène como paixão

Filme: “O Último Metrô”, “A Mulher do Lado”

 



Professor Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo. É editor do blog e da newsletter filmedodia.com.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci) – online

Godard, 90 – o ícone iconoclasta– online

O CinemaSonho de David Lynch– online

Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças– online

As máscaras de Fellini– online

Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch

Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema 


Informações

Período

27 de janeiro a 31 de março de 2022


Horário

Quintas, das 19h às 22h

Sábados, das 17h às 20h


Carga horária

33 horas em 11 encontros


Inscrições

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$ 500,00 (à vista)


Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$ 400,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$ 325,00.


Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.


Aula avulsa:

R$ 60,00


Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.


Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.