François Truffaut, jovem aos 90

CURSO ONLINE

François Truffaut, jovem aos 90 

Prof. Cássio Starling Carlos


François Truffaut faria 90 anos em fevereiro de 2022. Embora tenha partido cedo, aos 52 anos, e há quase 40 anos, Truffaut nos legou uma filmografia que não morre nem envelhece.

 

O misto de ternura e de rebeldia e a superposição aparentemente inviável de modernidade e de classicismo são características que tornaram o cinema de Truffaut mais assimilável e sedutor que o de seus companheiros da Nouvelle Vague. 

 

O curso “François Truffaut, Jovem aos 90” é um convite para ir além da superfície e explorar as tensões que fomentam a vitalidade e a influência da obra do diretor.

 

A infância, a inspiração literária e a paixão amorosa são tópicos que se revezam em seu percurso.

 

Todas as vezes que filmou crianças, no entanto, o cineasta ressaltou aspectos, como a exclusão, a inadequação e a melancolia, que escapam da convencional associação da infância com a inocência. 

 

Apaixonado por livros, sem ostentar erudição, Truffaut manteve um diálogo fértil com a literatura. Adaptou desde títulos considerados “literatura barata” até grandes autores, como Henry James. Mas o ataque às adaptações que ele fez em seu artigo mais ruidoso impõe a necessidade de lupa para ler seu método de aproximação e de se apropriação de textos literários.

 

A intensidade das histórias de amor que ele filmou de “Jules e Jim” a “A Mulher do Lado” sempre atraíram o público em busca de emoções fortes. A paixão segundo Truffaut, porém, nunca é apaziguadora, é impossível ou destrutiva, seus amantes são fantasmas, traidores, instáveis.

 

A partir destes tópicos, “François Truffaut, Jovem aos 90” vai revolver a obra para buscar entender como o furor juvenil se transmutou, sem se perder, num cinema que resiste ao tempo.


Programa

27/01: Aula 1

François, o pivete

A marca rebelde de Truffaut na existência e na crítica.

André Bazin, figura tutelar. “Uma Certa Tendência do Cinema Francês” e a obra a vir.


05/02 - Aula-diálogo 1

Enfants terribles

Imagens da infância em Jean Vigo e Roberto Rossellini

Filmes: “Os Pivetes”


10/02- Aula 2

O cinema como arte romanesca. 

Antoine Doinel, personagem de folhetim. Capítulo 1.

Filmes: “Os Incompreendidos” e “O Amor aos 20 Anos”


17/02 - Aula 3

17/02 - Aula 3

O cinema como arte romanesca. 

Antoine Doinel, personagem de folhetim. Capítulo 2.

Filmes: “Beijos Proibidos”, “Domicílio Conjugal” e “O Amor em Fuga”

 

24/02 - Aula 4

A criança no cinema

Filmes: “O Garoto Selvagem”, ‘Na Idade da Inocência” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”

 

03/03 - Aula 5

O cineasta que amava livros.

Filmes: “Jules e Jim”, “Fahrenheit 451”, “Duas Inglesas e o Amor”

 

05/03 - Aula-diálogo 2

A aura da morte

“O Quarto Verde”

 

10/03 - Aula 6

Entre Hitchcock e o “noir”. O longo diálogo de Truffaut com o “mestre do suspense” e com a literatura policial. 

Filmes: “Atirem no Pianista”, “A Sereia do Mississipi”, “A Noiva Estava de Preto”, “Uma Jovem Tão Bela Como Eu” e “De Repente num Domingo”

 

17/03 - Aula 7

Truffaut: cineasta cinéfilo

Filme: “A Noite Americana”

 

24/03 - Aula 8

Amantes inconstantes.

Filmes: “Um Só Pecado”, “A História de Adèle H.”, “O Homem que Amava as Mulheres”

 

31/03 - Aula 9

A mise-en-scène como paixão

Filme: “O Último Metrô”, “A Mulher do Lado”

 



Professor Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo. É editor do blog e da newsletter filmedodia.com.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci) – online

Godard, 90 – o ícone iconoclasta– online

O CinemaSonho de David Lynch– online

Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças– online

As máscaras de Fellini– online

Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch

Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema 


Informações

Período

27 de janeiro a 31 de março de 2022


Horário

Quintas, das 19h às 22h

Sábados, das 17h às 20h


Carga horária

33 horas em 11 encontros


Inscrições

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$ 500,00 (à vista)


Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$ 400,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$ 325,00.


Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.


Aula avulsa:

R$ 60,00


Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.


Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.

Share by: