Cine-Vivência: Percorrendo Masculinidades

Curso Online

Cine-Vivência: Percorrendo Masculinidades

"Eu Não Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, um dos curtas do programa.

De 13/03 a 03/04

com Ataliba Benaim e Lucas Noura Guimarães

Depois que sua vida é impactada por uma obra de arte, o que você faz para seguir com seus olhos abertos para dentro e para fora?

Seguindo o sucesso de sua primeira edição no início de 2020 e adaptado à realidade atual, o Cine-Vivência – Percorrendo Masculinidades está de volta em novo formato! Seguindo a parceria entre Percorrendo Masculinidades, Escola no Cinema e Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo, será lançada mais uma rodada de vivências terapêuticas fomentadas pela sétima arte, totalmente ONLINE.

Alicerçado por obras breves que representam o universo masculino e os temas que o problematizam, o Cine-Vivência convida homens e mulheres de todos os gêneros e idades para experienciar, em 4 encontros, 4 curtas-metragens seguidos de vivências terapêuticas baseadas na gestalt-terapia, buscando vivenciar as intersecções entre as objetividades e subjetividades da experiência cinematográfica no universo pessoal de cada participante.

De forma direta ou indireta, os filmes selecionados jogam luz sobre temas caros aos homens e à construção do masculino como: agressividade, educação castradora, homoafetividade e homossexualidade, relação pai-filho, relação mãe-filho, dilemas da adolescência masculina, hierarquia, patriarcado, ritos de passagem etc.

Como uma das principais premissas da gestalt-terapia é integrar intelecto, emoção e instinto, após a exibição dos filmes os participantes serão conduzidos a uma investigação psicossocial e multisensorial acerca das temáticas abordadas pelas obras.

O programa é composto de vivências semanais - 4 encontros: 13/03, 20/03, 27/03 e 03/04. Sempre aos sábados, das 9h30 às 11h30 (podendo estender até as 12h).

Facilitadores

Ataliba Benaim

Roteirista e documentarista de cinema e televisão há 18 anos, Benaim é um dos idealizadores do Percorrendo Masculinidades. Gestalt-Terapeuta pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo e formando em Somatic Experience pela Associação Brasileira do Trauma, é praticante da Escola SAT, do Vipassana segundo S.N. Goenka e estudante (com experiência em facilitação) de práticas meditativas há 10 anos.

Lucas Noura Guimarães

Idealizador do Percorrendo Masculinidades. Gestalt-Terapeuta e terapeuta sistêmico pelo Instituto Gestalt de Vanguarda Claudio Naranjo. Possui formação em Clown-Gestalt pelo Centro Arte y Presencia (Madri). Percorreu El Caminodel Clown com Alain Vigneau (França). Praticante da Escola SAT. É também advogado e doutor em Direito pela Universidade Livre de Berlim.

13 de março a 03 de abril de 2021

Sábados – das 9h30 às 11h30 (podendo estender até às 12h)

R$200,00 (à vista)

*Após o terceiro curso, realizado no Espaço Itaú de Cinema, desconto de 20% para pagto à vista: R$160,00

**Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista: R$130,00

***Aula avulsa: R$ 60,00

Preencha o formulário abaixo para garantir sua vaga.