Curso online: O CinemaSonho de David Lynch

Curso Online

O CinemaSonho de David Lynch

Na imagem: Eraserhead (1977)

De 25/01 a 11/02

com Cássio Starling Carlos

O curso percorrerá os principais títulos da obra audiovisual de David Lynch, explorando a confluência entre cinema, imaginário e onirismo e ressaltando os aspectos plásticos, sonoros e narrativos que o artista combina para criar seus objetos perturbadores e provocadores.

Desde seus primeiros curtas, realizados no contexto vanguardista dos anos 1960, Lynch se distinguiu como um artista excêntrico, com trabalhos marcados pela busca de formas estranhas e pela ênfase em temas insólitos. Seu primeiro longa, “Eraserhead” (1977), expandiu o caráter experimental dessa fase inicial e a originalidade desse projeto personalíssimo atraiu a curiosidade e abriu espaço para o diretor trabalhar em produções mais comerciais.

De “O Homem Elefante” (1980) a “TwinPeaks: O Retorno” (2020), Lynch explorou os gêneros e os formatos audiovisuais e sintetizou os fantasmas de seu imaginário com as imagens não menos espectrais do cinema. A dimensão poética, inspirada pela vocação experimental e pela invocação da tradição surrealista, mistura-se com a face prosaica das narrativas populares, tais como as fórmulas do cinema de gênero, a “soap opera” e as tramas dos filmes adolescentes.

Por meio da suspensão das fronteiras, o onírico e o imaginário reconquistam, na obra de Lynch, seu poder de subverter a ordem.

25/jan - Aula 1 - segunda-feira

• Sonhando de olhos abertos: as relações entre o cinema e o paradigma onírico.

28/jan - Aula 2 - quinta-feira

• O primeiro Lynch: entre as artes visuais e a experimentação. De “Six Men Getting Sick” a “Eraserhead”.

01/fev - Aula 3 - segunda-feira

• Cinema de gênero e construção de um universo autoral. De “Homem Elefante” a “Veludo Azul”.

04/fev - Aula 4: - quinta-feira

• Lynch ontheroad. “Coração Selvagem”, Estrada Perdida e “Uma História Real”.

08/fev - Aula 5 - segunda-feira

• Entre o sonho e a irrealidade. “Cidade dos Sonhos” e “Império dos Sonhos”.

11/fev - Aula 6: - quinta-feira

• “Twin Peaks”: a série de TV como narrativa experimental.

Cássio Starling Carlos

Mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S.Paulo e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadas pela Folha. É editor do blog Histórias de Cinema.

Cursos que ministrou no Escola no Cinema:

• Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças – online
  • As máscaras de Fellini – online
  • Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch
  • Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema

25 de janeiro a 11 de fevereiro de 2021

Segundas e quintas-feiras - das 19h às 22h

R$300,00 (à vista)

*Após o terceiro curso, realizado no Espaço Itaú de Cinema, desconto de 20% para pagto à vista: R$240,00

**Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista: R$195,00

***Aula avulsa: R$ 60,00

****Aulas gravadas, disponíveis a partir de fevereiro: R$40,00

Preencha o formulário abaixo para garantir sua vaga.