O Teatro no Cinema

O Teatro no Cinema

As personas da Tragédia Grega

A síntese do mito, do terror e da piedade

Prof. Gabriel Federicci

O presente curso, dividido em 6 aulas, oferece uma reflexão estética sobre o teatro dentro do cinema e tem por objetivo estudar alguns textos trágicos da antiguidade grega, os quais foram transpostos à linguagem cinematográfica. Além de esmiuçar a questão do estilo que permeia o universo trágico, o participante será apresentado a importantes conceitos presentes na Poética de Aristóteles, os quais definem o sentido e a forma da tragédia ática.

Durante os nossos encontros, destacaremos os pontos a seguir:

•  Como os tragediógrafos Ésquilo, Sófocles e Eurípides se serviram do princípio catártico a partir da purificação de sentimentos como “o terror e a piedade”.
  • O homem e seu éthos; o ímpeto da transgressão e o divino: o eterno confronto com o destino.
  • Aristóteles e a tragédia.
  • Hume e a tragédia.

A gênese da Tragédia Grega

A tragédia e o trágico; a poesia épica e a poesia trágica. A grande trindade trágica: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. A catarse: o terror e a piedade. Observações gerais acerca da Poética, de Aristóteles. Como se desenvolve a atitude do herói frente ao conhecimento de seu próprio destino, a moira.O ato de ultrapassar o métron (a própria medida) pela hybris (desmesura) e pela hamartia (grave falta). A questão da némesis (o ciúme divino) e as consequências da ananke (a determinação dos deuses) sobre o herói. Análise da tragédia Édipo Rei. A questão da maldição dos Labdácidas e do guénos maldito. Análise de algumas cenas do filme Édipo (1967), de Pasolini, a partir da tragédia de Sófocles.

A Paixão segundo Eurípides

O conceito de páthos [paixão] euripidiano e uma introdução à estrutura da tragédia Medeia. Análise do filme de Pasolini. A Moira (o Destino) e a Tyche (o Acaso) no desenvolvimento da tragédia.

A identidade do herói trágico: entre a natureza humana e o dever

O rito e a redenção trágica em Antígona.Thémis e Díke. O direito antigo e o direito novo. Análise do filme Antígona (1961), de Javellas, baseado na tragédia de Sófocles.

Iphigenia: a promessa do sangue. Electra: a Tragédia de vingança.

Análise de algumas cenas dos filmes Iphigenia(1977) e Electra (1962).

Os deuses e os homens

A autonomia do sujeito em Eurípides. As consequências da catástrofe. Análise do filme As Troianas (1971), de Cacoyannis, a partir da peça de Eurípides.

O discurso da Tragédia: ontem e hoje

Na última aula, faremos um levantamento sobre os textos trágicos abordados ao longo do curso. Para isso, nos apoiaremos no ensaio Da Tragédia, de David Hume. Do mesmo modo, caberá um pequeno estudo introdutório acerca da personalidade do homem trágico, relacionando-o à concepção ritualística encontrada na peça As bacantes, de Eurípides. Na parte final, nos dedicaremos à reflexão sobre a adaptação da linguagem da Tragédia no cinema.

Professor Gabriel Federicci

Doutorando, Mestre e Bacharel em Filosofia pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Autor do livro Haydée Bittencourt - O Esplendor do Teatro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP, 2010).

Traduziu e prefaciou a obra do ator e diretor teatral Michel Saint-Denis, Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos (Editora Perspectiva, 2016). Dedica-se à área de Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Poética e Estética Teatral, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro.

Curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema

• O teatro no cinema - As personagens da Tragédia Grega – A síntese do mito, do terror e da piedade
  • Shakespeare, o gênio selvagem do som e (da) fúria

22 de junho a 27 de julho de 2021

Terças- feiras, das 19h às 22h

R$195,00.

Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.