CURSO ONLINE
O Teatro no Cinema
Jean Cocteau: as multifaces da arte poética
Prof. Gabriel Federicci
Considerado um dos principais nomes do surrealismo, Jean Cocteau propõe uma linguagem teatral, literária, cinematográfica e plástica na esfera da “irrealidade realista”. Suas personagens são transposições poéticas da vida - como alegorias do próprio ser -, que se revelam humanamente possíveis dentro de um cenário mítico, no qual o poeta/dramaturgo, em sua simbiose, apresenta a artesania do autor em “pintar” os textos e o ofício do pintor ao “escrevê-los”. Ainda que permeado pela “linguagem esquecida” dos mitos e dos contos de fadas, Cocteau apela ao sentido “carnal” da arte, ao revelar que o princípio metafísico reside no homem e em sua busca incessante pelo desvelamento dos mistérios que o cercam. Desse modo, em todas as artes a que se dedicara, Cocteau contemplou o valor da sensibilidade e da imaginação, no âmbito do ímpeto heroico de seus títeres, das imagens dançantes de sua cinematografia, da expressividade das suas pinturas e, sobretudo, da narrativa metafórica - marca indelével de toda sua criação poética.
Sob esse prisma, as nossas aulas serão conduzidas a partir da análise crítica/estética de algumas obras selecionadas de Jean Cocteau: A Voz Humana (La Voix Humaine/1930), teatro/monólogo, O Sangue de um poeta (Le Sang d’un poète/1930), A Bela e a Fera (La Belle et la Bête/1946), bem como Orfeu (Orphée/1950) e O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée/1959), cinema. Os nossos quatro encontros ainda serão acrescidos de referências a outras composições do autor, tais como Antígona (Antigone/1922), Romeu e Julieta (Roméo et Juliette/1924), A Máquina Infernal (La Machine Infernale/1934) e O Pecado Original (Les Parents Terribles/1938) teatro, bem como Édipo Rei (Oedipus Rex/1927), ópera-oratório, com música de Igor Stravinsky.
Programa
11/03: Aula 1
O universo dos contos de fadas: uma “linguagem esquecida”?
Introdução a Jean Cocteau - a primazia de sua arte no tratamento dos mitos, dos contos de fadas e das fábulas. Nessa aula, recorreremos à polimorfia artística de Jean Cocteau, partindo dos poemas, dos quadros, das esculturas e das músicas (com a colaboração de compositores do porte de Satie, Milhaud, Stravinsky, Poulenc, entre outros), que constituem sua linguagem teatral e cinematográfica. Assim, destacaremos a sua mais notória obra A Bela e a Fera (La Belle et la Bête/1946), adaptação do conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1740), a qual será reiterada durante as demais aulas. Além de analisarmos A Bela e a Fera a partir da ótica de Cocteau, junto ao diário do filme escrito por ele (La Belle et la Bête, Journal d’un film/1946), tomaremos igualmente como base algumas reflexões acerca do livro A Linguagem Esquecida, de Erich Fromm (The Forgotten Language: the Understanding of Dreams, Fairy Tales and Myths/1951), sobretudo do capítulo VII: “A Linguagem simbólica dos mitos e dos contos de fadas, no ritual e na literatura.”
18/03 - Aula 2
“A dificuldade de ser” ou as variações da alma.
Análise dos filmes O Sangue de um poeta (Le Sang d’un poète/1930), como expressão do cinema de vanguarda, e O Pecado Original (Les Parents Terribles/1948), a partir da visão estética e existencial de Jean Cocteau, com observações sobre seus livros Os Meninos Diabólicos (Les Enfants Terribles/1929) e A Dificuldade de ser (La Difficulté d’être, 1947).
25/03- Aula 3
Cocteau e os gregos
Nesta aula, revisitaremos a leitura poética dos mitos por Cocteau. Nossa abordagem será a narrativa do mito de Orfeu a partir dos filmes Orfeu (Orphée/1950) e O Testamento de Orfeu (Le Testament d’Orphée/1959). No mesmo sentido, analisaremos a estrutura das peças A Máquina Infernal e Antígona, com alusão a Édipo Rei, ópera-oratório, com a música de Stravinsky, junto à coletânea de poemas La danse de Sophocle (A dança de Sófocles/1912).
17/02 - Aula 3
01/04 - Aula 4
Das vozes e dos ecos: o retrato da solidão
A Voz Humana (La Voix Humaine) estreou em Paris em 1930, e é tido como um dos mais representativos monólogos femininos da história do teatro. O texto desvela a solidão por trás da voz de uma mulher. Por sua linguagem, o monólogo apoia-se em imagens de silêncio, por vezes aterradoras, que muito traduzem o drama do homem do século XX e seu eterno retorno para dentro de si, ao confrontar sua própria solidão e melancolia como processo de autorreconstrução. Neste último encontro, avaliaremos o impacto desse texto, reiterado no cinema por Rossellini em O Amor (L’Amore/1948), com Anna Magnani, e por cineastas da posteridade, a exemplo de Almodóvar em A Lei do Desejo (La Ley del Deseo/1987) - ao som de Ne me quitte pas, na voz de Maysa Matarazzo -, com Carmen Maura, e em seu mais recente curta-metragem experimental, fiel ao título original de Cocteau, A Voz Humana (The Human Voice/2020), com Tilda Swinton.
Biografia sugerida:
Jean Cocteau. A dificuldade de ser. São Paulo: Autêntica, 2015.
Professor Gabriel Federicci
Doutorando, Mestre e Bacharel em Filosofia pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Autor do livro Haydée Bittencourt - O Esplendor do Teatro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP, 2010). Traduziu e prefaciou a obra do ator e diretor teatral Michel Saint-Denis, Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos (Editora Perspectiva, 2016). Dedica-se à área de Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Poética e Estética Teatral, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro. Curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti.
Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:
Rei Lear – aula diálogo (com Cássio Starling Carlos) – online
Shakespeare, o gênio selvagem do som e (da) fúria - online
O teatro no cinema - As personagens da Tragédia Grega – A síntese do mito, do terror e da piedade – online
Informações
Período
11 de março a 01 de abril de 2022
Horário
Sextas, das 19h30 às 22h30
Carga horária
12 horas em 04 encontros
Inscrições
atendimento@escolanocinema.com.br
Investimento
R$ 240,00 (à vista)
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$ 192,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$ 156,00.
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Aula avulsa:
R$ 78,00
Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.
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