CURSO ONLINE
François Truffaut, jovem aos 90
Prof. Cássio Starling Carlos
François Truffaut faria 90 anos em fevereiro de 2022. Embora tenha partido cedo, aos 52 anos, e há quase 40 anos, Truffaut nos legou uma filmografia que não morre nem envelhece.
O misto de ternura e de rebeldia e a superposição aparentemente inviável de modernidade e de classicismo são características que tornaram o cinema de Truffaut mais assimilável e sedutor que o de seus companheiros da Nouvelle Vague.
O curso “François Truffaut, Jovem aos 90” é um convite para ir além da superfície e explorar as tensões que fomentam a vitalidade e a influência da obra do diretor.
A infância, a inspiração literária e a paixão amorosa são tópicos que se revezam em seu percurso.
Todas as vezes que filmou crianças, no entanto, o cineasta ressaltou aspectos, como a exclusão, a inadequação e a melancolia, que escapam da convencional associação da infância com a inocência.
Apaixonado por livros, sem ostentar erudição, Truffaut manteve um diálogo fértil com a literatura. Adaptou desde títulos considerados “literatura barata” até grandes autores, como Henry James. Mas o ataque às adaptações que ele fez em seu artigo mais ruidoso impõe a necessidade de lupa para ler seu método de aproximação e de se apropriação de textos literários.
A intensidade das histórias de amor que ele filmou de “Jules e Jim” a “A Mulher do Lado” sempre atraíram o público em busca de emoções fortes. A paixão segundo Truffaut, porém, nunca é apaziguadora, é impossível ou destrutiva, seus amantes são fantasmas, traidores, instáveis.
A partir destes tópicos, “François Truffaut, Jovem aos 90” vai revolver a obra para buscar entender como o furor juvenil se transmutou, sem se perder, num cinema que resiste ao tempo.
Programa
27/01: Aula 1
François, o pivete
A marca rebelde de Truffaut na existência e na crítica.
André Bazin, figura tutelar. “Uma Certa Tendência do Cinema Francês” e a obra a vir.
05/02 - Aula-diálogo 1
Enfants terribles
Imagens da infância em Jean Vigo e Roberto Rossellini
Filmes: “Os Pivetes”
10/02- Aula 2
O cinema como arte romanesca.
Antoine Doinel, personagem de folhetim. Capítulo 1.
Filmes: “Os Incompreendidos” e “O Amor aos 20 Anos”
17/02 - Aula 3
17/02 - Aula 3
O cinema como arte romanesca.
Antoine Doinel, personagem de folhetim. Capítulo 2.
Filmes: “Beijos Proibidos”, “Domicílio Conjugal” e “O Amor em Fuga”
24/02 - Aula 4
A criança no cinema
Filmes: “O Garoto Selvagem”, ‘Na Idade da Inocência” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”
03/03 - Aula 5
O cineasta que amava livros.
Filmes: “Jules e Jim”, “Fahrenheit 451”, “Duas Inglesas e o Amor”
05/03 - Aula-diálogo 2
A aura da morte
“O Quarto Verde”
10/03 - Aula 6
Entre Hitchcock e o “noir”. O longo diálogo de Truffaut com o “mestre do suspense” e com a literatura policial.
Filmes: “Atirem no Pianista”, “A Sereia do Mississipi”, “A Noiva Estava de Preto”, “Uma Jovem Tão Bela Como Eu” e “De Repente num Domingo”
17/03 - Aula 7
Truffaut: cineasta cinéfilo
Filme: “A Noite Americana”
24/03 - Aula 8
Amantes inconstantes.
Filmes: “Um Só Pecado”, “A História de Adèle H.”, “O Homem que Amava as Mulheres”
31/03 - Aula 9
A mise-en-scène como paixão
Filme: “O Último Metrô”, “A Mulher do Lado”
Professor Cássio Starling Carlos
Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo. É editor do blog e da newsletter filmedodia.com.
Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:
Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci) – online
Godard, 90 – o ícone iconoclasta– online
O CinemaSonho de David Lynch– online
Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças– online
As máscaras de Fellini– online
Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch
Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)
Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema
Informações
Período
27 de janeiro a 31 de março de 2022
Horário
Quintas, das 19h às 22h
Sábados, das 17h às 20h
Carga horária
33 horas em 11 encontros
Inscrições
atendimento@escolanocinema.com.br
Investimento
R$ 500,00 (à vista)
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$ 400,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$ 325,00.
Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.
Aula avulsa:
R$ 60,00
Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.
Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.