CURSO ONLINE
Histórias dos Cinemas
130 Anos de Mutações
Prof. Cássio Starling Carlos
Em 2025, o cinema completa 130 anos cercado de descendentes. O primogênito dessa família, que hoje apelidamos de audiovisual, deixou de ser filho único. Tal como um gremlin, multiplicou-se devorando tudo que entra no seu caminho.
O curso “Histórias dos Cinemas - 130 anos de mutações” sintetizará o complexo de inovações tecnológicas, regulações econômicas e soluções estéticas que, até agora, explicam a longevidade do fenômeno cinematográfico.
Em vez da convencional abordagem evolutiva, que tende a restringir a história da invenção cinematográfica ao eixo Europa-Estados Unidos, nosso percurso perseguirá as pluralidades.
No lugar da clássica sujeição a um cânone - de grandes obras e cineastas -, valorizaremos os descentramentos, sem abandonar a influência dos epicentros culturais e do capital. Assim, evita-se que a hegemonia dos cinemas europeus e hollywoodiano se sobreponha à vitalidade das cinematografias asiáticas, latino-americanas, da África e do Oriente Médio.
Os estilos mais conhecidos - Classicismo, Expressionismo, Vanguardismo, Neorrealismo, Modernismo, Pós-Modernismo - serão apresentados à luz de seus contextos históricos, como produto de situações econômicas favoráveis e desfavoráveis e como apropriação artística de revoluções tecnológicas.
Desta forma, as/os participantes terão acesso a uma formação amplificada e poderão compreender de que modos o cinema, desde as origens, se constituiu como fenômeno plural.
Muitas são suas indeterminações: cinetoscópio e cinematógrafo, arte e indústria, mídia propícia à libertação e a sujeições, linguagem domesticada e experimental, ficcional e documental, Europa-Hollywood e cinemas do mundo, “male gaze” e “female gaze” e “queer gaze”, realismos e escapismos.
As aulas expositivas serão intercaladas por aulas-diálogos, nas quais as/os participantes serão estimulados a aplicar os conhecimentos teóricos à visão e discussão de filmes de linguagens divergentes.
Além disso, as/os participantes terão acesso a documentários, vídeo-ensaios e textos selecionados para expandir seus saberes.
Programa:
17/06 - AULA ABERTA
PRÉ-CINEMAS
- Aparatos e formas de captura e de projeção anteriores ao cinematógrafo.
- As mutações da percepção ao longo do século XIX.
24/06 - AULA 1
PRIMEIRO CINEMA
- Composição, encenação e duração nas vistas Lumière
- Trucagens e colorização nos mini espetáculos de Segundo de Chomón
- Alice Guy, as “Nasty Girls” e a bagunça como ordenação narrativa
27/06 - AULA 2
DO ARTESANAL AO INDUSTRIAL
- Film d´Art e o declínio do cinema de atrações
- Decupagem e continuidade nos filmes de Porter e Griffith
- A classe europeia: França, Itália, Dinamarca, Suécia e Alemanha
- A implosão dos mercados nacionais e a fundação de Hollywood
- Enquanto isso, no Brasil, na Índia, na China, no Japão…
01/07 - AULA 3
MATRIZ CLÁSSICA
- Consolidação do cinema-espetáculo: o paradigma Griffith
- Construção do “star-system”: o paradigma Chaplin
- Industrialização do produto: o paradigma dos estúdios
- Configuração dos gêneros: o paradigma da comédia
04/07 - AULA 4
EDUCAÇÃO PARA AS MASSAS
- Vanguardas: cinema como arma de subversão
- Soviéticos: cinema como arma de doutrinação
- Industrialização do produto: o paradigma dos estúdios
- Fascismos: cinema como arma de subjetivação
08/07 - AULA 5
MATRIZ EXPRESSIONISTA
- O cinema lê Freud
- … E Hitler reinventou Hollywood
- O expressionismo em preto-e-branco e em Technicolor
11/07 - AULA 6
AULA DIÁLOGO:
“O Testamento do Doutor Mabuse” e “Alô! Alô! Carnaval”
15/07 - AULA 7
FALA QUE EU TE ESCUTO
- A chegada do som dá novas línguas aos filmes
- Uma janela de oportunidade para os cinemas nacionais
- Rádio, cinema e indústria fonográfica
18/07- AULA 8
MATRIZ AUTORAL
- Rosebud e Ambersons
- Hitchcock e Selznick
- Mizoguchi / Ozu / Kurosawa ou Daiei / Shochiku / Toho
22/07 - AULA 9
CRISE E LIBERAÇÃO
- A queda do triângulo produção - distribuição - exibição
- O “baby boom”, a suburbanização e a chegada da TV
- Cinemascope e a era dos filmes maiores que a vida
- Independência política e cinematográfica: o caso Índia
- Industrializando o cinema brasileiro
25/07 - AULA 10
MATRIZ NEORREALISTA
- Realismos e Neorrealismos
- Free Cinema e Nouvelles Vagues
- Cinema Novo, Nuevo Cine e Terceiros Cinemas
29/07 - AULA 11
AULA DIÁLOGO:
“Gente no Domingo” e “Alemanha Ano Zero”
01/08 - AULA 12
O OUTRO MODO:
Olhar, revelar, apreender: breve história do documentário
25/07 - AULA 13
MATRIZ MODERNISTA
● Bergman
● Resnais
● Varda
● Godard
● Antonioni
● Fellini
● Glauber
● Tarkovski
● Alea
● Oshima
● Akerman
08/08 - AULA 14
OS CINEMAS NACIONAIS CONTRA HOLLYWOOD
- Alemanha
- Tchecoslováquia / Hungria / Polônia
- África / Cuba
- Irã
12/08 - AULA 15
AULA DIÁLOGO:
“Trabalho Ocasional de uma Escrava” e “De Certa Maneira”
15/08 - AULA 16
CINEMA-MUNDO E CINEMA-CASA
- As duas faces da Nova Hollywood
- Declínio do cinema autoral e “morte do cinema”
- O boom dos festivais e a disseminação do “home video”
19/08 - AULA 17
CINEMA-ESPELHO E CINEMA-JANELA
- Depois da modernidade veio o quê? Neon-Realismo e Pós-Modernismo
- Depois da Revolução: China e Irã
- Coreia do Sul x Hollywood: como o tigre asiático enfrentou o leão
22/08 - AULA 18
O REAL VEM E VAI
- Cinemas diante das crises: Argentina e Romênia
- O Brasil digital encontra o Brasil que não passa na TV
- O espectador torna-se protagonista: o século das selfies
- CGI e IA Generativa: ver para crer?
- Por que o streaming tenta apagar as histórias dos cinemas?
Cássio Starling Carlos
Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual.
Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo.
Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:
O século de Marcello
Espelhos da alma - Viagens ao mundo interior de Ingmar Bergman
Fantasmas da liberdade - Os cinemas de Carlos Saura
Ettore Scola – Um cineasta muito especial
Luchino Visconti – o cinema como obra de arte total
François Truffaut – jovem aos 90
Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci)
Godard, 90 – o ícone iconoclasta
O CinemaSonho de David Lynch
Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças
As máscaras de Fellini
Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch
Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)
Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema
Informações
Local:
Online
Período
17 de junho a 22 de agosto de 2025
Horário
Terças e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30
Carga horária
36 horas em 19 encontros
Dúvidas
contatoescolanocinema@gmail.com
Investimento
R$900,00 (3x R$315,00 - junho, julho e agosto)
R$ 810,00 - desconto de 10%, para
pagto até 10/06 (3x R$283,00)
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$ 720,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$ 585,00
Aula avulsa:
R$ 100,00
* A inscrição será confirmada após o pagamento.
** Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.