CURSO ONLINE

Histórias dos Cinemas

130 Anos de Mutações

Prof.  Cássio Starling Carlos


Em 2025, o cinema completa 130 anos cercado de descendentes. O primogênito dessa família, que hoje apelidamos de audiovisual, deixou de ser filho único. Tal como um gremlin, multiplicou-se devorando tudo que entra no seu caminho.


O curso “Histórias dos Cinemas - 130 anos de mutações” sintetizará o complexo de inovações tecnológicas, regulações econômicas e soluções estéticas que, até agora, explicam a longevidade do fenômeno cinematográfico.


Em vez da convencional abordagem evolutiva, que tende a restringir a história da invenção cinematográfica ao eixo Europa-Estados Unidos, nosso percurso perseguirá as pluralidades.


No lugar da clássica sujeição a um cânone - de grandes obras e cineastas -, valorizaremos os descentramentos, sem abandonar a influência dos epicentros culturais e do capital. Assim, evita-se que a hegemonia dos cinemas europeus e hollywoodiano se sobreponha à vitalidade das cinematografias asiáticas, latino-americanas, da África e do Oriente Médio.


Os estilos mais conhecidos - Classicismo, Expressionismo, Vanguardismo, Neorrealismo, Modernismo, Pós-Modernismo - serão apresentados à luz de seus contextos históricos, como produto de situações econômicas favoráveis e desfavoráveis e como apropriação artística de revoluções tecnológicas.


Desta forma, as/os participantes terão acesso a uma formação amplificada e poderão compreender de que modos o cinema, desde as origens, se constituiu como fenômeno plural.


Muitas são suas indeterminações: cinetoscópio e cinematógrafo, arte e indústria, mídia propícia à libertação e a sujeições, linguagem domesticada e experimental, ficcional e documental, Europa-Hollywood e cinemas do mundo, “male gaze” e “female gaze” e “queer gaze”, realismos e escapismos.


As aulas expositivas serão intercaladas por aulas-diálogos, nas quais as/os participantes serão estimulados a aplicar os conhecimentos teóricos à visão e discussão de filmes de linguagens divergentes.


Além disso, as/os participantes terão acesso a documentários, vídeo-ensaios e textos selecionados para expandir seus saberes. 



Programa:

17/06 - AULA ABERTA

PRÉ-CINEMAS

  • Aparatos e formas de captura e de projeção anteriores ao cinematógrafo.
  • As mutações da percepção ao longo do século XIX.



24/06 - AULA 1

PRIMEIRO CINEMA

  • Composição, encenação e duração nas vistas Lumière
  • Trucagens e colorização nos mini espetáculos de Segundo de Chomón
  • Alice Guy, as “Nasty Girls” e a bagunça como ordenação narrativa



27/06 - AULA 2

DO ARTESANAL AO INDUSTRIAL

  • Film d´Art e o declínio do cinema de atrações
  • Decupagem e continuidade nos filmes de Porter e Griffith
  • A classe europeia: França, Itália, Dinamarca, Suécia e Alemanha
  • A implosão dos mercados nacionais e a fundação de Hollywood
  • Enquanto isso, no Brasil, na Índia, na China, no Japão… 



01/07 - AULA 3

MATRIZ CLÁSSICA

  • Consolidação do cinema-espetáculo: o paradigma Griffith
  • Construção do “star-system”: o paradigma Chaplin
  • Industrialização do produto: o paradigma dos estúdios
  • Configuração dos gêneros: o paradigma da comédia 



04/07 - AULA 4

EDUCAÇÃO PARA AS MASSAS

  • Vanguardas: cinema como arma de subversão
  • Soviéticos: cinema como arma de doutrinação
  • Industrialização do produto: o paradigma dos estúdios
  • Fascismos: cinema como arma de subjetivação



08/07 - AULA 5 

MATRIZ EXPRESSIONISTA

  • O cinema lê Freud
  •  … E Hitler reinventou Hollywood
  • O expressionismo em preto-e-branco e em Technicolor



11/07 - AULA 6

AULA DIÁLOGO:

“O Testamento do Doutor Mabuse” e “Alô! Alô! Carnaval”



15/07 - AULA 7

FALA QUE EU TE ESCUTO

  • A chegada do som dá novas línguas aos filmes
  • Uma janela de oportunidade para os cinemas nacionais
  • Rádio, cinema e indústria fonográfica 



18/07- AULA 8

MATRIZ AUTORAL

  • Rosebud e Ambersons
  • Hitchcock e Selznick 
  • Mizoguchi / Ozu / Kurosawa ou Daiei / Shochiku / Toho



22/07 - AULA 9

CRISE E LIBERAÇÃO

  • A queda do triângulo produção - distribuição - exibição
  • O “baby boom”, a suburbanização e a chegada da TV
  • Cinemascope e a era dos filmes maiores que a vida
  • Independência política e cinematográfica: o caso Índia
  • Industrializando o cinema brasileiro 


 

25/07 - AULA 10

MATRIZ NEORREALISTA

  • Realismos e Neorrealismos
  • Free Cinema e Nouvelles Vagues
  • Cinema Novo, Nuevo Cine e Terceiros Cinemas



29/07  - AULA 11

AULA DIÁLOGO:

“Gente no Domingo” e “Alemanha Ano Zero”



01/08  - AULA 12

O OUTRO MODO:

Olhar, revelar, apreender: breve história do documentário



25/07 - AULA 13

MATRIZ MODERNISTA

●      Bergman

●      Resnais

●      Varda

●      Godard

●      Antonioni

●      Fellini

●      Glauber

●      Tarkovski

●      Alea

●      Oshima

●      Akerman



08/08 - AULA 14

OS CINEMAS NACIONAIS CONTRA HOLLYWOOD

  • Alemanha 
  • Tchecoslováquia / Hungria / Polônia
  • África / Cuba
  • Irã



12/08 - AULA 15

AULA DIÁLOGO:

“Trabalho Ocasional de uma Escrava” e “De Certa Maneira”



15/08 - AULA 16

CINEMA-MUNDO E CINEMA-CASA

  • As duas faces da Nova Hollywood
  • Declínio do cinema autoral e “morte do cinema”
  • O boom dos festivais e a disseminação do “home video”



19/08 - AULA 17 

CINEMA-ESPELHO E CINEMA-JANELA

  • Depois da modernidade veio o quê? Neon-Realismo e Pós-Modernismo
  • Depois da Revolução: China e Irã
  • Coreia do Sul x Hollywood: como o tigre asiático enfrentou o leão



22/08 - AULA 18 

O REAL VEM E VAI

  • Cinemas diante das crises: Argentina e Romênia
  • O Brasil digital encontra o Brasil que não passa na TV
  • O espectador torna-se protagonista: o século das selfies
  • CGI e IA Generativa: ver para crer?
  • Por que o streaming tenta apagar as histórias dos cinemas?




Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual.


Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo.


Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


O século de Marcello

Espelhos da alma - Viagens ao mundo interior de Ingmar Bergman

Fantasmas da liberdade - Os cinemas de Carlos Saura

Ettore Scola – Um cineasta muito especial

Luchino Visconti – o cinema como obra de arte total

François Truffaut – jovem aos 90

Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci)

Godard, 90 – o ícone iconoclasta

O CinemaSonho de David Lynch

Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças

As máscaras de Fellini

Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch

Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema 


Informações

Local:

Online


Período

17 de junho a 22 de agosto de 2025


Horário

Terças e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30 


Carga horária

36 horas em 19 encontros


Dúvidas

contatoescolanocinema@gmail.com


Investimento

R$900,00 (3x R$315,00 - junho, julho e agosto)


R$ 810,00 - desconto de 10%, para pagto até 10/06 (3x R$283,00)


Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$ 720,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$ 585,00


Aula avulsa:

R$ 100,00


* A inscrição será confirmada após o pagamento.


** Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.


*** Dia 17/06 – Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados


Preencha o formulário para se inscrever no curso:

Inscrição: Histórias dos Cinemas – 130 Anos de Mutações

Sim
Não