CURSO ONLINE
O Teatro no Cinema:
Tchekhov
O realismo moderno e a crise da personagem
Com Gabriel Federicci
Com a passagem da tragédia clássica e de seu declínio com o advento do drama, o realismo russo, sobretudo aquele propulsionado por dramaturgos como Anton Tchekhov, Máximo Górki e Alexandre Ostrovski, influenciou decisivamente nos rumos da linguagem do teatro moderno. Nosso curso tem por objetivo contemplar o teatro de Tchekhov, especialmente sua transposição para o cinema, onde os monólogos interiores, a pausa e o silêncio são por vezes mais discursivos que as falas estabelecidas pelos próprios textos. Esse recurso, complementar à narrativa do drama, na qual o fluxo do pensamento das personagens se destaca com a crise daquilo que “não pode ser dito”, traduz o corpus de uma sociedade em decadência, mas que resiste pelo saudosismo, pela melancolia e pelo desabafo existencial. Tratam-se de criaturas que, por mais que estejam desiludidas e imersas na sombra do desespero, agarram-se à fagulha da esperança, à procura de um alento, onde podem transformar suas tristezas em lirismo poético. Desse modo, uma sociedade em crise, transposta para o teatro e para o cinema, demanda igualmente personagens que revelem essa complexidade contínua, em suas memórias coletivas, num cruzamento com os mais profundos dilemas éticos. Assim, a depender do olhar e da circunstância –, essa atmosfera densa é amortecida por doses de humor, como um anestésico natural provisório, frente à exigência de uma atitude dramática perante as demandas da vida e da sociedade – o grande e persistente conflito de uma civilização.
Programa:
06/08 - Aula 1 (aula aberta)
Na encruzilhada dos gêneros: o realismo moderno.
A polêmica em torno de A Gaivota (1896), uma comédia ou tragédia moderna? O desenlace do princípio trágico e a linguagem do drama no realismo moderno. Tchekhov e Stanislavski: o nascimento de uma nova estética. Início de nossa análise acerca da peça Três Irmãs (1901), uma introdução ao teatro da nostalgia. Três Irmãs (Laurence Olivier, National Theatre, 1970).
13/08 - Aula 2
A crise da personagem (ou da humanidade?) no drama moderno – linguagem e narrativa no teatro e no cinema.
De volta à atmosfera de Três Irmãs, uma (re) tomada sobre as paixões tristes e a fragilidade de uma sociedade em declínio. A poética do abismo e a linguagem da prosa no drama moderno.
20/08 - Aula 3
Entre ecos e paisagens intertextuais: o drama psicológico.
O silêncio, a pausa e o subtexto no encaminhamento da dramaturgia tchekhoviana: entre o dito e o não dito. O olhar do diretor sobre o fluxo psicológico das personagens e a constituição dos quadros e dos gestos. A direção teatral e fílmica. Análise de O Jardim das Cerejeiras (1904).
27/08 - Aula 4
Memórias e convenções.
As impressões de um autor sobre o teatro. O tempo, o vínculo afetivo à memória do espaço e a inação como expressão dramática. Análise da peça/versão televisionada de O Jardim das Cerejeiras (Michel Saint-Denis, BBC/Royal Shakespeare Company, 1961).
03/09 - Aula 5
O novo herói ou o anti-herói? Tio Vania (1897) e a dinâmica dos opostos.
Uma leitura sobre o tchekhovismo e a nova consciência da personagem dramática do século XIX e XX e sua repercussão na contemporaneidade. A personagem moderna e a ética da hesitação. Tio Vania (Laurence Olivier/Stuart Burge, National Theatre, 1963).
Bibliografia básica
TCHEKHOV, Anton. Quatro peças. A gaivota, Tio Vânia, Três irmãs e O jardim das cerejeiras. Tradução do russo por Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras (Tradução do russo por Rubens Figueiredo), 2021.
TCHEKHOV, Anton. Tout ce que Tchekhov a voulu dire sur le théâtre. Paris: L’Arche (Tradução do russo por Catherine Hoden), 2007.
Bibliografia secundária
ABIRACHED, Robert. La Crise du personnage dans le théâtre moderne. Paris: Gallimard, coll. Tel, 1994 (1ª ed. 1978).
ADLER, Stella. Sobre Ibsen, Strindberg e Chekhov. Tradução de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
SAINT-DENIS, Michel. Teatro: A redescoberta do estilo e outros escritos. Tradução de Gabriel Federicci. São Paulo: Perspectiva, 2016.
STANISLAVSKI, Constantin.
A construção da personagem. Tradução de Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
STANISLAVSKI, Constantin.
A preparação do ator. Tradução de Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
Gabriel Federicci
Gabriel Federicci é doutorando em Literatura Francesa e Comparada da Faculté des Lettres da Sorbonne Université – CELLF (UMR – 8599) – CNRS e PRITEPS – Initiative Théâtre, em cotutela com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
É mestre, bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FEUSP). Especialista em Estética e Filosofia da Arte, com ênfase na teoria e na história do teatro francês do século XVIII.
É autor do livro/biografia Haydée Bittencourt – Esplendor do Teatro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, IMESP, 2010). Tradutor do livro Teatro: A Redescoberta do Estilo e outros Escritos, de Michel Saint-Denis (Editora Perspectiva, 2016). Integrou o corpo docente do curso de graduação da UFR de Littératures françaises et comparées da Sorbonne Université, Dramas do amor impossível (2024/2025). Coordenou o curso A Questão do Estilo no Teatro nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade. Atua como crítico de teatro no site Atelier de critique théâtrale (Initiative Théâtre de l’Alliance Sorbonne Université) :
https://dramasu.hypotheses.org/
Cursos anteriores realizados no
Escola no Cinema:
O teatro no cinema - Jean Cocteau: as multifaces da arte poética
Aula diálogo - Rei Lear (com Cássio Starling Carlos)
O teatro no cinema - Shakespeare, o gênio selvagem do som e (da) fúria
O teatro no cinema - As personagens da Tragédia Grega – A síntese do mito, do terror e da piedade
Informações
Local:
Online
Período
06 de agosto a 03 de setembro de 2025
Horário
Quartas-feiras, das 19h às 21h30
Carga horária
12h30 em 5 encontros
Dúvidas
contatoescolanocinema@gmail.com
Investimento
R$300,00 (à vista)
R$270,00 (desconto de
10%, para
pagto até 31/07)
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$240,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$195,00
Aula avulsa:
R$ 100,00
* A inscrição será confirmada após o pagamento.
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