O cinema brasileiro parece estar sempre em crise, dependente demais do estado ou das inconstâncias do mercado. As mais drásticas dessas crises chegam justamente após períodos de bonanças, na segunda metade dos anos 1980 e na primeira dos anos 1990, após os anos produtivos de Embrafilme e Boca do Lixo, e no governo predatório que se iniciou em 2019.
O presente curso pretende iniciar um pensamento sobre os caminhos do cinema brasileiro entre essas duas crises.
Dividido em oito aulas, procuraremos investigar menos os meandros políticos do que as forças estéticas que sobreviviam em meio aos escombros.
- os últimos grandes filmes da Boca
- a consolidação de um grande diretor: Carlos Reichenbach
- a chegada do sexo explícito acaba com tudo.
- com a abertura, a Embrafilme começa a ser deixada de lado.
- os grandes filmes da primeira metade dos anos 80.
- Júlio Bressane continua firme e forte.
- fim da ditadura, a Embrafilme vira "coisa de militares".
- Chico Botelho, Wilson Barros e a geração interrompida.
- Bressane, ainda, e volta de Sganzerla ao longa.
- o cinema de Guilherme de Almeida Prado.
- um Ovni: Superoutro, de Edgard Navarro.
- Khouri, Bressane, Klotzel... outros resistentes.
- Alma Corsária, a retomada da boca na retomada do cinema brasileiro.
- Tudo é Brasil e o cinema de colagem de Rogério Sganzerla.
- milagres da retomada: O Mandarim, A Ostra e o Vento, O Viajante.
- os fenômenos questionados: Central do Brasil e Cidade de Deus.
- cinemas pernambucano e mineiro na frente, cearense e baiano correndo por fora.
- Helena Solberg e seu Vida de Menina.
- Serras da Desordem, de Andrea Tonacci.
- Depois da Chuva: uma dramaturgia possível.
- a busca pelo real, os documentários e as cinebiografias.
- Guerra do Paraguay, Ilha e Inferninho, veteranos e jovens brilhando.
- Bacurau no primeiro ano do governo Bolsonaro.
- A Noite Amarela e a consolidação do cinema paraibano.
- Paula Gaitán e Luz nos Trópicos.
* Programa provisório. Outros filmes devem surgir após revisões, relembranças e releituras.
Crítico de cinema, pesquisador, curador e jornalista. Escreve na Folha de S.Paulo e no site Leitura Fílmica.
O melhor do cinema americano dos anos 1980Panorama do Filme Noir
Howard Hawks – 1926-1970
John Ford – o diretor dos diretores
Brian De Palma
4 Diretoras Modernas
Andrei Tarkovski
O filme de gangsters moderno
Oficina de crítica cinematográfica (com Inácio Araújo)
O cinema de Mizoguchi
Pensando a crítica de cinema
A Nouvelle Vague Francesa
As mil imagens de Brian de Palma
Nova Hollywood - o cinema americano dos anos 60 e 70
Panorama do cinema japonês I e II
Online
16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h
24 horas em 08 encontros
atendimento@escolanocinema.com.br
R$ 400,00 (à vista)
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$ 320,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$ 260,00
Aula avulsa:
R$ 60,00
* Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.
Após a inscrição, os alunos receberão uma solicitação de pagamento através do PagSeguro.