François Truffaut: Romântico Selvagem

François Truffaut:

Romântico Selvagem

Prof. Cássio Starling Carlos

É difícil resistir ao cinema de François Truffaut. Ao contrário da obra de Godard, seu duplo e antípoda na Nouvelle Vague francesa, a filmografia de Truffaut parece doce, sedutora, fácil.

O curso “François Truffaut: Romântico Selvagem” propõe percorrer os temas recorrentes da filmografia do cultuado diretor francês a partir de suas tensões para desequilibrar esta interpretação dominante.

A infância, a inspiração literária e a paixão amorosa são tópicos que se revezam em seu percurso.

Todas as vezes que filmou crianças, no entanto, o cineasta ressaltou aspectos como o sentimento de exclusão, de inadequação, de amargura, longe da convencional associação da infância com a inocência.

Apaixonado por livros, sem ostentar erudição, Truffaut manteve um diálogo fértil com a literatura. Adaptou desde títulos considerados “literatura barata” até grandes autores, como Henry James. Mas o ataque ao verniz literário das adaptações, que ele fez em seu artigo mais ruidoso, exige a releitura de sua apropriação dos textos literários.

A intensidade das histórias de amor que ele filmou de “Jules e Jim” a “A Mulher do Lado” sempre atraíram o público sentimental. A paixão segundo Truffaut, porém, é impossível ou destrutiva, seus amantes são fantasmas, traidores, instáveis.

A partir destes três conjuntos temáticos, “François Truffaut: Romântico Selvagem” visa revolver uma obra considerada tranquila para recuperar sua turbulência.

François, o pivete

A marca rebelde de Truffaut na existência e na crítica.

André Bazin, figura tutelar. “Uma Certa Tendência do Cinema Francês” e a obra a vir.

Enfants terribles

Crianças sem inocência. Imagens da infância em Jean Vigo e Roberto Rossellini

Filmes: “Os Pivetes”, “Os Incompreendidos” e ‘Na Idade da Inocência”

02/10: Aula-diálogo 1

Filme: “O Garoto Selvagem”

O cinema como arte romanesca.

Antoine Doinel, personagem de folhetim.

Filmes: “O Amor aos 20 Anos”, “Beijos Proibidos”, “Domicílio Conjugal” e “O Amor em Fuga”

O cineasta que amava livros. A literatura como inspiração.

Filmes: “Jules e Jim”, “Fahrenheit 451”, “Duas Inglesas e o Amor”

16/10: Aula-diálogo 2

“O Quarto Verde”

Entre Hitchcock e o “noir”. O longo diálogo de Truffaut com o “mestre do suspense” e com a literatura policial.

Filmes: “Atirem no Pianista”, “A Sereia do Mississipi”, “A Noiva Estava de Preto”, “Uma Jovem Tão Bela Como Eu” e “De Repente num Domingo”

23/10: Aula-diálogo 3

Filme: “A Noite Americana”

A outra face da felicidade. Paixões selvagens e amores inconstantes.

Filmes: “Um Só Pecado”, “A História de Adèle H.”, “O Homem que Amava as Mulheres”, “A Mulher do Lado”

30/10: Aula-diálogo 4

Filme: “O Último Metrô”

Professor Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual.

Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo.

É editor do blog e da newsletter filmedodia.com.

• Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci) – online
  • Godard, 90 – o ícone iconoclasta – online
  • O CinemaSonho de David Lynch – online
  • Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças – online
  • As máscaras de Fellini – online
  • TwinPeaks e o CinemaSonho de David Lynch
  • Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
  • Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema

23 de setembro a 30 de outubro de 2021

Quintas-feiras, das 19h às 22h

R$ 325,00.

• Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.

• Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do PagSeguro.