Introdução à Crítica de Cinema

Introdução à Crítica de Cinema

Prof. Marcelo Lyra

O curso destina-se a estudantes de comunicação e cinéfilos em geral que se interessem por conhecer mais sobre cinema. Tem como proposta estudar as diferentes técnicas usadas por alguns dos principais críticos de cinema na abordagem de um filme e as inúmeras possibilidades de diálogo diante de uma obra. Estuda ainda a evolução dos textos sobre cinema ao longo das últimas décadas e a evolução da própria linguagem cinematográfica. Também são comparados textos de diferentes críticos sobre um mesmo filme, preferencialmente um que ama e outro que odeia, de modo a entender os fatores que influem na apreciação fílmica.

O que olhar num filme? O preconceito do crítico e o resultado nos textos. O conceito de crítica e suas mudanças ao longo dos anos. Diferença entre comentário, resenha, crítica e ensaio. Debate sobre a questão “A crítica é um reflexo de quem escreve.” Como nasce um filme? Questões sobre adaptações literárias e a fidelidade ao original.

As armadilhas à espera do crítico Grandes erros e acertos da crítica de cinema. O estranhamento diante do novo. Estudo e debate sobre opiniões de críticos internacionais e diretores sobre a crítica. Estudos de textos sobre filmes como Bonnie & Clyde.

Estudo comparativo de críticas, a evolução das técnicas de análise. Questões sobre objetividade e clareza nos textos. Crítica sobre Almodóvar. Diferenças básicas entre o crítico que prefere ser guia de consumo e o que busca a reflexão que dialoga com o filme. Debate sobre a questão do conceito de autoralidade, a importância do diretor. Estudo de caso. Comparativo de uma refilmagem com um filme original.

Estudo de textos. Análise de pequenos trechos de filmes à partir de textos dos críticos mais importantes da atualidade. A importância do pensamento crítico na formação de público para o cinema. Estudo de casos sobre a importância do trabalho do ator, a relação com o diretor.

Estudo de textos. Um mesmo filme, olhares diferentes: análise comparativa de dois críticos para o mesmo filme, um contra e um a favor. Como o olhar do crítico pode iluminar ou distorcer uma obra. Estudo de casos, a recepção de filmes como Cidade de Deus. Panorama geral da evolução das técnicas narrativas. As revoluções causadas por filmes e movimentos cinematográficos como Nouvelle Vague e Neo Realismo.

A crítica de cinema moderna. Os novos rumos à partir da popularização da Internet e a redução do espaço crítico na mídia. A proximidade com os leitores nos comentários imediatos. A criação de blogs, sites cinematográficos. Influenciadores Digitais e Youtubers, o crítico e o guia de consumo. Vantagens e armadilhas que isso oferece. Estudo de textos diferentes sobre Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul.

Professor Marcelo Lyra

Marcelo Lyra é professor e crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo pela PUC-SP, cursou na ECA-USP as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica. Crítico de cinema do Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, do Jornal da Tarde, Valor Econômico e colaborador de publicações como Revista de Cinema, revista Bizz e outros. A partir de 2005 passa a exercer também o cargo de crítico literário, tanto para o jornal Valor Econômico como para a revista Isto É Gente, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como o Espaço Itaú de Cinema, Museu da Imagem e do Som e Cinesesc. Do trabalho como crítico de cinema e crítico literário surgiu a ideia do curso “Da Literatura para o Cinema: a Arte da Adaptação”. É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”, publicado em 2003. Realiza regularmente curadoria de mostras de cinema. Participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais como o de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993 foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema

• História do cinema e a evolução da linguagem cinematográfica
  • Introdução à crítica de cinema
  • Da literatura para o cinema: a arte da interpretação
  • História do cinema e dos movimentos cinematográficos
  • O cinema de Quentin Tarantino
  • Hitchcock, o mestre do suspense
  • Georges Méliès - a invenção do cinema

14 a 30 de junho de 2021

Segundas e quartas- feiras, das 19h às 22h

R$195,00.

Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.

Preencha o formulário abaixo para garantir sua vaga.

Inscrição: Introdução à Crítica de Cinema