Ettore Scola- Um cineasta muito especial

Ettore Scola:

Um cineasta muito especial

Prof. Cássio Starling Carlos

O nome de Ettore Scola ganhou visibilidade em meados dos anos 1970, quando uma nova geração de criadores alcançou a maturidade, prolongando a era de glórias do cinema italiano lançada pelos autores veteranos no fim da Segunda Guerra.

O arco da criatividade de Scola começou nos anos 1950, com a ascensão da “commedia all’italiana”, gênero predominante do cinema popular do qual ele foi um roteirista prolífico. E prolongou-se até 2013, três anos antes da morte do cineasta. O curso Ettore Scola - Um Cineasta Muito Especial corresponde, assim, ao período do apogeu do cinema italiano e do que se considera seu ocaso.

As turbulências políticas e os desajustes sociais da Itália se intrometem na obra de Scola. Por isso, além de análises formais e temáticas dos principais filmes do diretor, o curso vai examinar também como os ideais e os combates de sua geração alimentaram seu cinema.

Seus personagens, anônimos e comuns, tornam a História uma experiência vivida e lembrada, mais que um relato distante e frio. Seus destinos tecem os fios da História e são enredados em seu turbilhão.

Reencontrar o olhar de Scola no momento de tantas crises em que se vive hoje proporciona o prazer semelhante ao de abraçar amigos depois de muito tempo, reconhecer dores e alegrias, compreender as razões dos sentimentos.

23/02 - Aula 1 (aberta)

Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados

- A gênese do autor no interior de um gênero. Scola roteirista e as crônicas amargas da “commedia all’italiana”.

Filmes: “Aquele que Sabe Viver” (Dino Risi, 1962) e “Conheço Bem Essa Moça” (Antonio Pietrangeli, 1965)

02/03 - Aula 2

- Sátiras e parábolas como formas de crítica. As fraturas da Itália nos anos do milagre econômico.

Filmes: “Perdidos na África” (1968), “Ciúme à Italiana” (1970) e “A Mais Bela Noite da Minha Vida” (1972)

09/03 - Aula 3

- O Neorrealismo não pertence ao passado.

Filmes: “Trevico-Torino - Viaggio nel Fiat-Nam” (1973) e “Feios, Sujos e Malvados” (1976)

16/03 - Aula 4

- O cinema como tela da memória.

Filmes: “Nós que nos Amávamos Tanto” (1974) e “Splendor” (1989)

23/03 - Aula 5

- Os filmes corais e o diálogo com o teatro de Pirandello. O círculo como forma imperfeita.

Filmes: “O Terraço” (1980) e “A Família” (1987)

30/03 - Aula 6

- A História feita de histórias

Filmes: “Casanova e a Revolução” (1982), “O Baile” (1983) e “A Viagem do Capitão Tornado” (1990)

06/04 - Aula 7

- O fascismo eterno. História não é sinônimo de passado.

Filmes: “Um Dia Muito Especial” (1977), “1943-1997” (1997) e “Concorrência Desleal” (2001).

Professor Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:

Luchino Visconti – o cinema como obra de arte total

François Truffaut – jovem aos 90

Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci)

Godard, 90 – o ícone iconoclasta

O CinemaSonho de David Lynch

Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças

As máscaras de Fellini

Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch

Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema

Local:

Período

23 de fevereiro a 06 de abril de 2023

Quintas-feiras, das 19 às 22h

Carga horária

21 horas em 07 encontros

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br

R$360,00 (à vista)

R$300,00 (para pagamentos até 10/02)

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$288,00

Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$234,00

Aula avulsa:

A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)

Após o pagto, a inscrição será confirmada.

Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.

Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.

* Dia 23/02– aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados