Fantasmas da liberdade - Os Cinemas de Carlos Saura

Fantasmas da Liberdade

Os Cinemas de Carlos Saura

Prof. Cássio Starling Carlos

O nome de Carlos Saura desembarcou no Brasil nos anos 1970 valorizado por uma triste coincidência histórica. Suas alegorias da sociedade espanhola, que amargava quatro décadas da ditadura franquista, ecoaram imediatamente entre nós, que estávamos submetidos à uma mistura equivalente de conservadorismo e repressão, tortura e desaparecimentos. Assim, “Cría Cuervos” e “Ana e os Lobos” foram vistos como gritos represados na garganta.

O curso Fantasmas da Liberdade homenageia o cineasta espanhol morto há dois meses com uma revisão dos seus principais trabalhos e uma releitura de um percurso que não se aquietou ao longo de sete décadas.

Saura é tido pelos espanhóis como um dos pilares de sua cinematografia, ao lado dos predecessores Buñuel, Berlanga e Bardem e do sucessor Almodóvar.

O curso vai condensar em 8 aulas a multiplicidade da obra do cineasta, desde os esboços de sua visão como fotógrafo, no início dos anos 1950, até as derradeiras criações no campo do documentário.

Fantasmas da Liberdade é oportunidade rara para (re)descobrir os nove filmes que Saura fez de 1957 a 1970.

Nesta etapa ele construiu e radicalizou a aposta em alegorias, solução que favoreceram a criação de um universo complexo, enquanto se desviava dos rigores da censura franquista. Ali também emerge uma ambição que ultrapassa os limites cronológicos do cinema político em voga na época e Saura transforma as restrições em força a favor de filmes radicais na forma e nas ideias.

Com a transição democrática a partir do fim do franquismo, Saura reinventou seu cinema a partir do início dos anos 1980 com a Trilogia Flamenca. Ao mesmo tempo, explorou outras possibilidades flertando com gêneros como o “noir” e grandes afrescos históricos.

Além do exame em detalhe da Trilogia Flamenca, o curso abordará os vínculos profundos do cinema de Saura com a cultura hispânica e com a música, pertencimento que nutre sua produção tardia entre as décadas de 1990 a 2020.

* os filmes não abordados nas aulas serão disponibilizados para os alunos

11/05 - Aula 1 (aberta)

Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados

A Espanha no olhar fotográfico de Saura

O cinema dos anos 1950: entre a farsa e os novos realismos

Filmes: “La Tarde del Domingo” (1957), “Cuenca” (1958) e “Los Golfos” (1960)

18/05 - Aula 2

Brutalidade e repressão - o cinema de gênero como refúgio e subversão

Filmes: “Llanto por un Bandido” (1964) e “La Caza” (1966)

25/05 - Aula 3

Geraldine e Carlos - amores imperfeitos

Filmes: “Peppermint Frappe” (1967), “Stress-es Tres-Tres” (1968) e “La Madriguera” (1969)

01/06 - Aula 4

Ninhos de serpentes - a família como microsociedade perversa

Filmes: “El Jardin de las Delicias” (1970), “La Prima Angelica” (1974) e “Mamãe Faz Cem Anos” (1979)

15/06 - Aula 5

A política como terror

Filmes: “Ana e os Lobos” (1973), “Cría Cuervos” (1976) e “De Olhos Vendados” (1978)

22/06 - Aula 6

A identidade ibérica pulsa em música e dança

Filmes: “Bodas de Sangue” (1981), “Carmen” (1983), “Amor Bruxo” (1986), “Salomé” (2002) e “Fados” (2007)

29/06 - Aula 7

O passado refletido no prisma do cinema

Filmes: “Ay, Carmela!” (1990), “Goya em Bordeaux” (1999) e “Buñuel e a Mesa do Rei Salomão” (2001)

06/07 - Aula 8

Resistência e memória

Filmes: “Elisa, Vida Minha” (1977), “Doces Momentos do Passado” (1982) e “Rosa Rosae. La Guerra Civil” (2021)

Professor Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo.

Ettore Scola – Um cineasta muito especial

Luchino Visconti – o cinema como obra de arte total

François Truffaut – jovem aos 90

Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci)

Godard, 90 – o ícone iconoclasta

O CinemaSonho de David Lynch

Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças

As máscaras de Fellini

Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch

Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema

Local:

11 de maio a 06 de julho de 2023

Quintas-feiras, das 19 às 22h

www.escolanocinema.com.br

R$400,00 (à vista)

R$350,00 (para pagamentos até 04/05)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)

Após o pagto, a inscrição será confirmada.

Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.

* Dia 11/05– Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados