CURSO ONLINE
Fantasmas da Liberdade
Os Cinemas de Carlos Saura
Prof. Cássio Starling Carlos
O nome de Carlos Saura desembarcou no Brasil nos anos 1970 valorizado por uma triste coincidência histórica. Suas alegorias da sociedade espanhola, que amargava quatro décadas da ditadura franquista, ecoaram imediatamente entre nós, que estávamos submetidos à uma mistura equivalente de conservadorismo e repressão, tortura e desaparecimentos. Assim, “Cría Cuervos” e “Ana e os Lobos” foram vistos como gritos represados na garganta.
O curso Fantasmas da Liberdade homenageia o cineasta espanhol morto há dois meses com uma revisão dos seus principais trabalhos e uma releitura de um percurso que não se aquietou ao longo de sete décadas.
Saura é tido pelos espanhóis como um dos pilares de sua cinematografia, ao lado dos predecessores Buñuel, Berlanga e Bardem e do sucessor Almodóvar.
O curso vai condensar em 8 aulas a multiplicidade da obra do cineasta, desde os esboços de sua visão como fotógrafo, no início dos anos 1950, até as derradeiras criações no campo do documentário.
Fantasmas da Liberdade é oportunidade rara para (re)descobrir os nove filmes que Saura fez de 1957 a 1970.
Nesta etapa ele construiu e radicalizou a aposta em alegorias, solução que favoreceram a criação de um universo complexo, enquanto se desviava dos rigores da censura franquista. Ali também emerge uma ambição que ultrapassa os limites cronológicos do cinema político em voga na época e Saura transforma as restrições em força a favor de filmes radicais na forma e nas ideias.
Com a transição democrática a partir do fim do franquismo, Saura reinventou seu cinema a partir do início dos anos 1980 com a Trilogia Flamenca. Ao mesmo tempo, explorou outras possibilidades flertando com gêneros como o “noir” e grandes afrescos históricos.
Além do exame em detalhe da Trilogia Flamenca, o curso abordará os vínculos profundos do cinema de Saura com a cultura hispânica e com a música, pertencimento que nutre sua produção tardia entre as décadas de 1990 a 2020.
* os filmes não abordados nas aulas serão disponibilizados para os alunos
Programa
11/05 - Aula 1 (aberta)
Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados
A Espanha no olhar fotográfico de Saura
O cinema dos anos 1950: entre a farsa e os novos realismos
Filmes: “La Tarde del Domingo” (1957), “Cuenca” (1958) e “Los Golfos” (1960)
18/05 - Aula 2
Brutalidade e repressão - o cinema de gênero como refúgio e subversão
Filmes: “Llanto por un Bandido” (1964) e “La Caza” (1966)
25/05 - Aula 3
Geraldine e Carlos - amores imperfeitos
Filmes: “Peppermint Frappe” (1967), “Stress-es Tres-Tres” (1968) e “La Madriguera” (1969)
01/06 - Aula 4
Ninhos de serpentes - a família como microsociedade perversa
Filmes: “El Jardin de las Delicias” (1970), “La Prima Angelica” (1974) e “Mamãe Faz Cem Anos” (1979)
15/06 - Aula 5
A política como terror
Filmes: “Ana e os Lobos” (1973), “Cría Cuervos” (1976) e “De Olhos Vendados” (1978)
22/06 - Aula 6
A identidade ibérica pulsa em música e dança
Filmes: “Bodas de Sangue” (1981), “Carmen” (1983), “Amor Bruxo” (1986), “Salomé” (2002) e “Fados” (2007)
29/06 - Aula 7
O passado refletido no prisma do cinema
Filmes: “Ay, Carmela!” (1990), “Goya em Bordeaux” (1999) e “Buñuel e a Mesa do Rei Salomão” (2001)
06/07 - Aula 8
Resistência e memória
Filmes: “Elisa, Vida Minha” (1977), “Doces Momentos do Passado” (1982) e “Rosa Rosae. La Guerra Civil” (2021)
Professor Cássio Starling Carlos
Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo.
Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:
Ettore Scola – Um cineasta muito especial
Luchino Visconti – o cinema como obra de arte total
François Truffaut – jovem aos 90
Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci)
Godard, 90 – o ícone iconoclasta
O CinemaSonho de David Lynch
Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças
As máscaras de Fellini
Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch
Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)
Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)
Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema
Informações
Local:
Online
Período
11 de maio a 06 de julho de 2023
Horário
Quintas-feiras, das 19 às 22h
Carga horária
24 horas em 08 encontros
Inscrições
atendimento@escolanocinema.com.br
Investimento
R$400,00 (à vista)
R$350,00 (para pagamentos até 04/05)
Vagas
30 pessoas (mínimo de 10 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$320,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$260,00
Aula avulsa:
R$ 100,00
A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)
Após o pagto, a inscrição será confirmada.
Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.
Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.
* Dia 11/05– Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados