CURSO ONLINE
História do Cinema:
a evolução da linguagem cinematográfica
Prof. Marcelo Lyra
Curso em 10 aulas que estuda a evolução da linguagem cinematográfica por intermédio do estudo dos principais filmes e diretores que, com sua criatividade, propiciaram essa evolução. Partindo dos irmãos Lumiére, observamos como o genial Méliès desenvolve a arte de narrar, passamos pelas descobertas de montagem e enquadramentos de Griffth, Chaplin, a revolução de Orson Welles, Hitchcock e Jean-Luc Godard, até chegar a Kubrick, Coppola, Tarantino, passando por todos os movimentos cinematográficos importantes do expressionismo, neorrealismo e cinema novo. Ao final, um balanço das novidades e possibilidades na era do cinema digital.
Programa
02/02 - Aula 1
A era do cinema mudo (1895-1929)
Os primeiros passos e as descobertas de Meliés e Alice Guy Blaché, o surgimento dos enquadramentos, da montagem. O desenvolvimento da arte de falar por imagens, Griffth, o criador da linguagem cinematográfica moderna. Charles Chaplin, Buster Keaton. O surgimento das técnicas de montagem, iluminação e enquadramento.
07/02 - Aula 2
Surgem os gêneros: anos 25 e 40.
A força visual do expressionismo alemão. A chegada do som, o filme de gângster, os filmes de terror, diretores alemães do Expressionismo, como Fritz Lang migram para Hollywood e ajudam a criar o Film noir.
09/02 - Aula 3
Anos 40 e 50 (1): A força do cinema de autor.
A revolução de Cidadão Kane. O cinema europeu do pós-guerra, a força do novo cinema italiano: Neorrealismo, diretores revolucionários como Rosselini, De Sica, Pasolini e Fellini. O talento do sueco Ingmar Bergman.
14/02 - Aula 4
Anos 50 (2): O filme B, SciFi e Hitchcock.
A descoberta do cinema japonês, Kurosawa, Ozu e Mizoguchi. O Filme B se firma e cria espaço para novos diretores. Surge como gênero a Ficção Científica, em meio à conquista do espaço e a paranoia da Guerra Fria.
O Fenômeno Alfred Hitchcock, a ruptura de regras e as técnicas de manipulação do espectador. A expansão da tela com os formatos largos do Cinemascope e a novidade dos efeitos 3D.
16/02 - Aula 5
Anos 60 (1): Novos movimentos sacodem a linguagem.
A Nouvelle Vague francesa Godard e Truffaut, bem como sua influência no Cinema Novo e o Cinema Marginal no Brasil. A arte de Luis Buñuel.
28/02 - Aula 6
Anos 60 (2): De Antonioni à Kubrick.
O cinema de Kubrick, Sergio Leone e Antonioni. O surpreendente talento de diretor do até então ator cômico Jerry Lewis. O revisionismo dos mitos do faroeste e do herói clássico. O novo cinema alemão de Win Wenders e Herzog.
07/03 - Aula 7
Anos 70: os independentes da Nova Hollywood e o blockbuster.
Diretores da chamada Nova Hollywood como Altman, Coppola, e Scorsese revolucionam a linguagem, enquanto a indústria se firma com blockbusters como “Tubarão” e “Star Wars”, que dominam o imaginário POP.
14/03 - Aula 8
Anos 80, 90 até os anos 2000
As novas regras e o cinema dos blockbusters. A ordem é não errar: a ditadura dos scriptdoctors, sequências e remakes entram na ordem do dia. O cinema pós-moderno: Quentin Tarantino.
21/03 - Aula 9
A revolução da era digital.
O cinema digital revoluciona a sétima arte. Nos dois extremos, o contraponto entre a simplicidade estética defendida pelo movimento Dogma 95 e a sofisticação técnica dos efeitos de “Titanic”, “Exterminador do Futuro 2”.
28/03 - Aula 10
Os novos rumos da linguagem e balanço geral do curso
Novos rumos a partir da era digital. Personagens digitais tornam-se atores, como em Harry Potter. A técnica e a sofisticação visual graças à tecnologia digital de Matrix. Balanço geral do curso.
Professor Marcelo Lyra
Professor e crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo pela PUC-SP, cursou na ECA-USP as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica. Crítico de cinema do Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, do Jornal da Tarde, Valor Econômico e colaborador de publicações como Revista de Cinema, revista Bizz e outros. A partir de 2005 passa a exercer também o cargo de crítico literário, tanto para o jornal Valor Econômico como para a revista Isto É Gente, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como o Espaço Itaú de Cinema, Museu da Imagem e do Som e Cinesesc. Do trabalho como crítico de cinema e crítico literário surgiu a ideia do curso “Da Literatura para o Cinema: a Arte da Adaptação”. É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”, publicado em 2003. Realiza regularmente curadoria de mostras de cinema. Participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais como o de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993 foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem.
Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:
Introdução à crítica de cinema
História do cinema e dos movimentos cinematográficos
Da literatura para o cinema: a arte da interpretação
O cinema de Quentin Tarantino
Hitchcock, o mestre do suspense
Georges Méliès - a invenção do cinema
Informações
Local:
Online
Período
17 de janeiro a 16 de fevereiro de 2023
Horário
Terças e quintas-feiras, das 19 às 22h
Carga horária
30 horas em 10 encontros
Inscrições
atendimento@escolanocinema.com.br
Investimento
R$500,00 (à vista)
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$288,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$234,00
Aula avulsa:
R$ 100,00
A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)
Após o pagto, a inscrição será confirmada.
Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.