História do Cinema - A evolução da linguagem cinematográfica

CURSO ONLINE

História do Cinema: 

a evolução da linguagem cinematográfica

Prof. Marcelo Lyra


Curso em 10 aulas que estuda a evolução da linguagem cinematográfica por intermédio do estudo dos principais filmes e diretores que, com sua criatividade, propiciaram essa evolução. Partindo dos irmãos Lumiére, observamos como o genial Méliès desenvolve a arte de narrar, passamos pelas descobertas de montagem e enquadramentos de Griffth, Chaplin, a revolução de Orson Welles, Hitchcock e Jean-Luc Godard, até chegar a Kubrick, Coppola, Tarantino, passando por todos os movimentos cinematográficos importantes do expressionismo, neorrealismo e cinema novo. Ao final, um balanço das novidades e possibilidades na era do cinema digital.



Programa

02/02 - Aula 1

A era do cinema mudo (1895-1929)

Os primeiros passos e as descobertas de Meliés e Alice Guy Blaché, o surgimento dos enquadramentos, da montagem. O desenvolvimento da arte de falar por imagens, Griffth, o criador da linguagem cinematográfica moderna. Charles Chaplin, Buster Keaton. O surgimento das técnicas de montagem, iluminação e enquadramento.



07/02 - Aula 2

Surgem os gêneros: anos 25 e 40.

A força visual do expressionismo alemão. A chegada do som, o filme de gângster, os filmes de terror, diretores alemães do Expressionismo, como Fritz Lang migram para Hollywood e ajudam a criar o Film noir. 



09/02 - Aula 3

Anos 40 e 50 (1): A força do cinema de autor.

A revolução de Cidadão Kane. O cinema europeu do pós-guerra, a força do novo cinema italiano: Neorrealismo, diretores revolucionários como Rosselini, De Sica, Pasolini e Fellini. O talento do sueco Ingmar Bergman.



14/02 - Aula 4

Anos 50 (2): O filme B, SciFi e Hitchcock.

A descoberta do cinema japonês, Kurosawa, Ozu e Mizoguchi. O Filme B se firma e cria espaço para novos diretores. Surge como gênero a Ficção Científica, em meio à conquista do espaço e a paranoia da Guerra Fria.

O Fenômeno Alfred Hitchcock, a ruptura de regras e as técnicas de manipulação do espectador. A expansão da tela com os formatos largos do Cinemascope e a novidade dos efeitos 3D.



16/02 - Aula 5

Anos 60 (1): Novos movimentos sacodem a linguagem. 

A Nouvelle Vague francesa Godard e Truffaut, bem como sua influência no Cinema Novo e o Cinema Marginal no Brasil. A arte de Luis Buñuel.



28/02 - Aula 6

Anos 60 (2): De Antonioni à Kubrick. 

O cinema de Kubrick, Sergio Leone e Antonioni. O surpreendente talento de diretor do até então ator cômico Jerry Lewis. O revisionismo dos mitos do faroeste e do herói clássico. O novo cinema alemão de Win Wenders e Herzog.



07/03 - Aula 7

Anos 70: os independentes da Nova Hollywood e o blockbuster. 

Diretores da chamada Nova Hollywood como Altman, Coppola, e Scorsese revolucionam a linguagem, enquanto a indústria se firma com blockbusters como “Tubarão” e “Star Wars”, que dominam o imaginário POP.



14/03 - Aula 8

Anos 80, 90 até os anos 2000 

As novas regras e o cinema dos blockbusters. A ordem é não errar: a ditadura dos scriptdoctors, sequências e remakes entram na ordem do dia. O cinema pós-moderno: Quentin Tarantino.
 


21/03 - Aula 9

A revolução da era digital. 

O cinema digital revoluciona a sétima arte. Nos dois extremos, o contraponto entre a simplicidade estética defendida pelo movimento Dogma 95 e a sofisticação técnica dos efeitos de “Titanic”, “Exterminador do Futuro 2”.



28/03 - Aula 10

Os novos rumos da linguagem e balanço geral do curso 

Novos rumos a partir da era digital. Personagens digitais tornam-se atores, como em Harry Potter. A técnica e a sofisticação visual graças à tecnologia digital de Matrix. Balanço geral do curso.


Professor Marcelo Lyra

Professor e crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo pela PUC-SP, cursou na ECA-USP as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica. Crítico de cinema do Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, do Jornal da Tarde, Valor Econômico e colaborador de publicações como Revista de Cinema, revista Bizz e outros. A partir de 2005 passa a exercer também o cargo de crítico literário, tanto para o jornal Valor Econômico como para a revista Isto É Gente, além de ministrar regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema, cinema brasileiro e outros, em espaços como o Espaço Itaú de Cinema, Museu da Imagem e do Som e Cinesesc. Do trabalho como crítico de cinema e crítico literário surgiu a ideia do curso “Da Literatura para o Cinema: a Arte da Adaptação”. É autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”, publicado em 2003. Realiza regularmente curadoria de mostras de cinema. Participou de inúmeras comissões de seleção de filmes para festivais e de júris de festivais como o de Brasília, do Ceará, Goiás, Porto Alegre, Santa Catarina, curtas de São Paulo e outros. Em 1993 foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


Introdução à crítica de cinema

História do cinema e dos movimentos cinematográficos

Da literatura para o cinema: a arte da interpretação

O cinema de Quentin Tarantino

Hitchcock, o mestre do suspense

Georges Méliès - a invenção do cinema



Informações

Local:

Online


Período

17 de janeiro a 16 de fevereiro de 2023


Horário

Terças e quintas-feiras, das 19 às 22h 


Carga horária

30 horas em 10 encontros


Inscrições

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$500,00 (à vista)


Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$288,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$234,00


Aula avulsa:

R$ 100,00


A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)

Após o pagto, a inscrição será confirmada.


Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.


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