OFICINA DE ROTEIRO- Assim é, se assim lhe parece

CURSO ONLINE

OFICINA DE ROTEIRO

Assim é, se assim lhe parece

Prof. Di Moretti

Oficina de Roteiro que discute limites e intersecções entre ficção e documentário em obras audiovisuais.

Com a fértil produção de documentários, para cinema, tv e canais de streaming, cresce a curiosidade sobre como estes roteiros são criados e desenvolvidos. Assim, usando a máxima de Luigi Pirandello (Assim é, se lhe parece), vamos tentar entender como estas narrativas audiovisuais são construídas e como elas se distinguem e/ou se aproximam de um roteiro ficcional. Para isso, vamos analisar as diferenças e similaridades destas duas linguagens e como elas se confundem e se complementam.

Esta oficina não se restringe apenas a exposição teórica dos temas abaixo, mas sim na aplicação de exercícios práticos das diversas etapas da construção de um roteiro, seja de ficção ou documentário.

Aula 1: 20/02 - ROTEIRISTA / PESQUISA & PRÉ-ROTEIRO

- Direitos & deveres de um roteirista (função, remuneração, contrato,  características pessoais, vivências emocionais...)
- Pesquisas: Iconográfica, Literária e de Campo
- Etapas do Pré-Roteiro: Storyline, Sinopse & Argumento

Aula 2: 22/02  - ABORDAGEM / LINGUAGEM & TEMPO

- Escaleta Dramática

- Projeto Comercial: Apresentação, Justificativa e Abordagem

- Abordagem do Tema & Adequação da Linguagem

- Corte Temporal da História

Aula 3: 27/02   - ROTEIRO / PERSONAGENS & DIÁLOGO

- Roteiro Literário (ficção)

- Roteiro de Captação & Montagem (doc.)

- Perfil dos Personagens (ficção e doc.)

- Construção dos Diálogos

Aula 4: 29/02  – PÓS ROTEIRO

- Estrutura Narrativa Ficcional (atos dramáticos)

- Estrutura Narrativa Documental (blocos temáticos)

- Formatação & Regras de Diagramação de um roteiro

- Roteiro de Montagem

- Ética & Responsabilidade em contar uma história

Professor Di Moretti

Di Moretti é formado em Rádio/TV (FAAP) e Jornalismo (PUC), iniciou sua carreira como redator de programas de Rádio e TV e roteirista de vídeos institucionais. Desde o início dos anos 90, consolidou sua trajetória profissional como roteirista de cinema, professor e consultor de roteiros. Roteirizou mais de 15 longas-metragens, premiados e lançados comercialmente: O VELHO, LATITUDE ZERO, AS VIDAS DE MARIA, CABRA-CEGA, FILHAS DO VENTO, NOSSA VIDA NÃO CABE NUM OPALA, 23 ANOS EM 7 SEGUNDOS, NO OLHO DA RUA, 4 X TIMÃO, SIMPLES MORTAIS, TROPICÁLIA, A ÚLTIMA ESTAÇÃO, DOMINGUINHOS, DO PÓ DA TERRA, O PAI DA RITA. Para TV, além de documentários históricos, esportivos e ecológicos; escreveu o especial de TV O MENINO GRAPIÚNA, sobre a vida de Jorge Amado. Ainda, em fase de produção, estão o documentário DISPOSIÇÕES AMORÁVEIS, com Gilberto Gil; as séries de TV O GRAMPO e O MAL DA CURA e os longas de ficção O RESTO DE SEUS DIAS (Prêmio Prodav 3 - 2017), MUITO ALÉM DO JECA (Prêmio Desenvolvimento de Roteiro SPCine - 2019), INSTINTO MATERNO (Prêmio Desenvolvimento de Roteiro PROAC – 2020) e o longa de animação AI QUE PREGUIÇA SHOW (2023), a ser dirigido por Otto Guerra.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:

Oficina de roteiro – Fic Doc – Duas linguagens que se completam

Local:

Período

20 a 29 de fevereiro de 2024

Terças e quintas, das 19h às 22h

Carga horária

Carga horária: 12 horas em 4 encontros

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br

R$480,00 (à vista)

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$384,00

Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$312,00

Aula avulsa:

* A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email).

** A inscrição será confirmada após o pagamento.

*** Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.