O TEATRO NO CINEMA – A Tragédia Grega

CURSO ONLINE

O TEATRO NO CINEMA : 

A Tragédia Grega

Prof. Gabriel Federicci


O Teatro no Cinema – A Tragédia Grega é o primeiro de um ciclo de três cursos sobre “Teatro e Cinema” que serão realizados consecutivamente. Será dividido em 6 aulas e oferece uma reflexão estética sobre o teatro dentro do cinema e tem por objetivo estudar alguns textos trágicos da antiguidade grega, os quais foram transpostos à linguagem cinematográfica. Além de esmiuçar a questão do estilo que permeia o universo trágico, o participante será apresentado a importantes conceitos presentes na Poética de Aristóteles, os quais definem o sentido e a forma da tragédia ática.


Durante os nossos encontros, destacaremos os pontos a seguir:



- Como os tragediógrafos Ésquilo, Sófocles e Eurípides se serviram do princípio catártico a partir da purificação de sentimentos como “o terror e a piedade”.


 - O homem e seu éthos; o ímpeto da transgressão e o divino: o eterno confronto com o destino.


 - Aristóteles e a tragédia.


 - Hume e a tragédia. 


Programa

Aula 1:

04/04 - A gênese da Tragédia Grega


A tragédia e o trágico; a poesia épica e a poesia trágica. A grande trindade trágica: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. A catarse: o terror e a piedade. Observações gerais acerca da Poética, de Aristóteles.

Como se desenvolve a atitude do herói frente ao conhecimento de seu próprio destino, a moira. O ato de ultrapassar o métron (a própria medida) pela hybris (desmesura) e pela hamartia (grave falta). A questão da némesis (o ciúme divino) e as consequências da ananke (a determinação dos deuses) sobre o herói.

Análise da tragédia Édipo Rei. A questão da maldição dos Labdácidas e do guénos maldito. Análise de algumas cenas do filme Édipo (1967), de Pier Paolo Pasolini, a partir da tragédia de Sófocles. 


 

Aula 2:

11/04 - A Paixão segundo Eurípides


O conceito de páthos [paixão] euripidiano e uma introdução à estrutura da tragédia Medeia. Análise do filme de Pasolini. A Moira (o Destino) e a Tyche (o Acaso) no desenvolvimento da tragédia. 




Aula 3:

18/04 - A identidade do herói trágico: entre a natureza humana e o dever 


O rito e a redenção trágica em Antígona. Thémis e Díke. O direito antigo e o direito novo. Análise do filme Antígona (1961), de Yorgos Javellas, baseado na tragédia de Sófocles. 



Aula 4:

25/04 - Iphigenia: a promessa do sangue. Electra: a Tragédia de vingança.


Análise de algumas cenas dos filmes Iphigenia (1977) e Electra (1962), de Michael Cacoyannis. 



Aula 5:

02/05 - Os deuses e os homens


A autonomia do sujeito em Eurípides. As consequências da catástrofe. Análise do filme As Troianas (1971), de Cacoyannis, a partir da peça de Eurípides, roteiro inspirado na adaptação de Jean-Paul Sartre (1965). 




Aula 6:

09/05 - O discurso da Tragédia: ontem e hoje


Na última aula, faremos um levantamento sobre os textos trágicos abordados ao longo do curso. Para isso, nos apoiaremos no ensaio Da Tragédia, de David Hume. Do mesmo modo, caberá um pequeno estudo introdutório acerca da personalidade do homem trágico, relacionando-o à concepção ritualística encontrada na peça As bacantes, de Eurípides. Na parte final, nos dedicaremos à reflexão sobre a adaptação da linguagem da Tragédia no cinema. 




Bibliografia sugerida: 


HUME, David. “Da Tragédia”, in.: A Arte de Escrever Ensaio, São Paulo: Iluminuras, 2009.

KITTO, H.D.F. A Tragédia Grega. Estudo Literário, Coimbra: Armênio Amado – Editor, Sucessor (tradução e prefácio de José Manuel Coutinho e Castro), 2.v., 1972.

____________. Form and meaning in Drama, London: Methuen & Co Ltd, 1960.

Souza Brandão, Junito de. O Teatro Grego, Petrópolis: Editora vozes, 1985.

Vernant, Jean-Pierre; Vidal, Pierre. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. Rio de Janeiro: Editora brasiliense. 2 v., 1988 e 1991.



Professor Gabriel Federicci

Doutorando, Mestre e Bacharel em Filosofia pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Autor do livro Haydée Bittencourt - O Esplendor do Teatro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP, 2010). Traduziu e prefaciou a obra do ator e diretor teatral Michel Saint-Denis, Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos (Editora Perspectiva, 2016). Dedica-se à área de Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Poética e Estética Teatral, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro. Curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti. 

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


O teatro no cinema - Jean Cocteau: as multifaces da arte poética

 

Aula diálogo - Rei Lear (com Cássio Starling Carlos)


Shakespeare, o gênio selvagem do som e (da) fúria



O teatro no cinema - As personagens da Tragédia Grega – A síntese do mito, do terror e da piedade



Informações

Local:

Online


Período

04 de abril a 09 de maio de 2023


Horário

Terças-feiras, das 19 às 22h 


Carga horária

18 horas em 06 encontros


Inscrições

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$300,00 (à vista)

R$225,00 (25% de desconto para pagamentos até 21/03)



Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$240,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$195,00


+ 10% de desconto para quem se inscrever nos três cursos.


Aula avulsa:

R$ 100,00


A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)

Após o pagto, a inscrição será confirmada.


Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.


Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.


* Dia 04/04– Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados


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