Rainer Werner Fassbinder concebeu sua obra cinematográfica como uma grande casa, da qual a minissérie Berlin Alexanderplatz seria a planta.
Mais do que imaginar quais filmes seriam as paredes, o teto, os quartos, os banheiros e sei lá mais o quê, este curso dividido em seis encontros irá investigar os principais momentos da carreira desse diretor formidável, que realizou mais de 40 longas e minisséries em sua curta vivência.
Um dos mais representativos diretores alemães, nome importante do novo cinema alemão com Werner Herzog e Wim Wenders, entre outros, Fassbinder tem uma das obras mais impressionantes da história do cinema, entre o maneirismo e o histórico, o histriônico e o violento, o elegante e o melancólico. Um dos maiores, sem dúvida.
- "O cinema do papai está morto, viva o novo cinema alemão" Contextualizando o surgimento de Fassbinder com o de outros grandes do novo cinema alemão (Kluge, Syberberg, Herzog, Wenders, Schroeter)
- a divisão de Thomas Elsaesser (ou uma divisão de aulas alternativa)
- principais filmes: O Amor é mais Frio que a Morte, O Machão, Whity, Cuidado com a Puta Sagrada
- uma pequena transição com o filme feito em 1971
- a descoberta de Sirk e a fassbinderização do melodrama
- principais filmes: O Comerciante das Quatro Estações, As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, Oito Horas Não São um Dia (minissérie)
- um período em que até os filmes menores são sublimes
- no auge, Fassbinder brilha também na TV
- principais filmes: Nora Helmer, O Medo Devora a Alma, Martha, Effi Briest, O Direito do Mais Forte
- entre a TV e o maneirismo
- entre o maneirismo, a internacionalização e a história da Alemanha
- mergulho na história alemã e na Segunda Guerra Mundial
- o melhor longa do diretor (segundo este professor)
- desespero, melancolia e desilusão
- um novo começo
- principais filmes: Berlin Alexanderplatz (minissérie), Lili Marlene, Lola, O Desespero de Veronika Voss, Querelle
É crítico, professor e pesquisador. Escreve na Folha de São Paulo e no site Leitura Fílmica. Pós-doutorando na
PUC-RS.
Andrei Tarkovski
Jerry Lewis e a comédia americana moderna
Cinema brasileiro – dos anos 1980 até hoje
O melhor do cinema americano dos anos 1980
Panorama do Filme Noir
Howard Hawks – 1926-1970
John Ford – o diretor dos diretores
4 Diretoras Modernas
O filme de gangsters moderno
Oficina de crítica cinematográfica (com Inácio Araújo)
O cinema de Mizoguchi
Pensando a crítica de cinema
A Nouvelle Vague Francesa
As mil imagens de Brian de Palma
Nova Hollywood - o cinema americano dos anos 60 e 70
Panorama do cinema japonês I e II
Online
03 de outubro a 07 de novembro de 2023
Terças-feiras, das 19h às 21h30
15 horas em 6 encontros
atendimento@escolanocinema.com.br
R$300,00 (à vista)
R$270,00 (10% de desconto para pagamentos até 19/09)
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$240,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$195,00
Aula avulsa:
R$ 100,00
* A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email).
** A inscrição será confirmada após o pagamento.
**** Dia 26/09– Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados