O TEATRO NO CINEMA – Shakespeare, o gênio selvagem do som e (da) fúria

CURSO ONLINE

O TEATRO NO CINEMA : 

Shakespeare, o gênio selvagem do

som e (da) fúria

Prof. Gabriel Federicci


Este curso, dividido em 6 aulas, oferece uma introdução ao teatro de Shakespeare, universo no qual o destino não está mais nas mãos dos deuses – como acontece na tragédia grega – mas nas mãos do próprio homem. Mesmo nas peças em que o sobrenatural é elemento de expressiva atuação (tal como em Hamlet, Macbeth, Sonho de Uma Noite de Verão e A Tempestade), aqui o destino se estabelece pelo conflito entre os homens. A síntese desse pensamento pode ser encontrada na peça Júlio César, que é evidenciada pela seguinte passagem: “Os erros, meu caro Brutos, não estão nos astros, mas em nós mesmos que estamos debaixo deles.” Portanto, o sentido humanístico, bem como o valor do homem enquanto ministro da natureza (para retomarmos a reflexão de Francis Bacon), determinam toda a trama da dramaturgia shakespeariana.


Considerado bárbaro pelos neoclássicos estritos franceses (mais especificamente por Voltaire) e gênio pelos românticos alemães, Shakespeare é, talvez, o autor que mais se aproxima do homem em todas as épocas, e por tal feito, ganhou do crítico polonês Jan Kott a definição de “nosso contemporâneo.”


Nossas aulas serão divididas entre análise das peças mais conhecidas e encenadas de Shakespeare, tanto no teatro quanto no cinema, para refletirmos sobre as múltiplas possibilidades de leitura conferidas pelo bardo inglês. Assim, discutiremos a repercussão do drama e do desenvolvimento de sua estética a partir do período elisabetano. 



Programa

Aula 1:

23/05 - O mundo inteiro é um grande palco 


Shakespeare – caminhos e descaminhos da poética clássica. As diferenças entre a tragédia clássica e a shakespeariana. O teatro elisabetano: dramaturgia e estrutura. O bardo enquanto alvo dos franceses neoclássicos e como cânone dos românticos alemães. Wilhelm Meister – o Shakespeare romântico. Shakespeare no cruzamento das culturas. O valor do verso e da prosa. O estilo de Shakespeare. Análise de algumas cenas do filme Romeu e Julieta, de Zeffirelli (1968) e de Luhrmann - Romeu + Julieta (1996) e do musical Amor, sublime amor (1961), de Jerome Robbins e Robert Wise. 

 

Aula 2:

30/05 – A Tragédia shakespeariana 


Introdução à tragédia shakespeariana, a partir de Hamlet. Análise de algumas cenas dos filmes de Kozintsev (1964), de Laurence Olivier (1948) e de Kenneth Branagh (1996). 



Aula 3:

06/06 – Tragédia – Ato II


Análise de Macbeth. Seguiremos com a análise desta peça sombria a partir dos filmes de Orson Welles (1948), de Polanski (1971), de Kurosawa - Trono Manchado de Sangue (1957), de Casson (1979 – produção televisava com texto adaptado por Trevor Nunn) e de Kurzel (2015); de Otelo, de Orson Welles (1951) e de Laurence Olivier (1965); de Rei Lear, de Elliott (1983), com Laurence Olivier no papel-título, de Kozintsev (de 1971) e de Kurosawa – Ran (1985). 



Aula 4:

13/06 - O Teatro político de Shakespeare


Shakespeare e o teatro épico de seu tempo.
Análise de Júlio César, a partir do filme de Mankiewicz (1953) e dos Irmãos Taviani - César deve morrer (2013). Comentários sobre a produção inglesa da BBC, The Wars of the Roses (A Guerra das Rosas/1963), com a direção de John Barton e Peter Hall, pela Royal Shakespeare Company – a partir da adaptação das peças Henrique IV e Ricardo III.
O teatro político de Shakespeare, sobre as personalidades históricas e seus reinados. Falstaff (1965), de Orson Welles, com acréscimo das peças Ricardo III (1955) e Henrique V (1944), de Laurence Olivier. 


Aula 5:

20/06 - A Comédia shakespeariana


Nesta aula, dedicaremos uma reflexão sobre o percurso de Shakespeare na comédia e veremos como ele se apropriara deste gênero. Para isso, analisaremos algumas cenas de A Megera Domada, de Zeffirelli (1967), Noite de Reis, de Sichel - 12ª noite (1969), Como Gostais, de Czinner (1936), com Laurence Olivier, e Sonho de Uma Noite de Verão, de Max Reinhardt (1935).




Aula 6:

27/06 - O Teatro é a arte magistral


Na última aula, focaremos nossa atenção àquela que é considerada a última peça de Shakespeare, A Tempestade. Desse modo, partiremos da análise das cenas de dois filmes: Fúria da Tempestade, de Jack Bender (1998), com Peter Fonda (Próspero), e A Tempestade, de Taymor (2013), com Helen Mirren (Próspera). 
Panorama sobre os mais importantes encenadores e intérpretes de Shakespeare. Fragmentos do filme Shakespeare Apaixonado. 
 




Bibliografia sugerida: 


Chambers, E. K. Shakespeare: a survey. London: Penguin books, 1964.

Dowden, Edward. Shakspeare, a critical study of his mind and art. London: Routledge & Kegan Paul Ltd, 1948.

Freye, Norton. Sobre Shakespeare, São Paulo: Edusp, 1992.

Heliodora, Barbara. Falando de Shakespeare. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

Kott, Jan. Shakespeare our contemporary. London: Methuen & Co Ltd, 1967.

Viotti, Sérgio. O Teatro de Shakespeare. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

Professor Gabriel Federicci

Doutorando, Mestre e Bacharel em Filosofia pela FFLCH - Universidade de São Paulo. Autor do livro Haydée Bittencourt - O Esplendor do Teatro (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - IMESP, 2010). Traduziu e prefaciou a obra do ator e diretor teatral Michel Saint-Denis, Teatro: A Redescoberta do Estilo e Outros Escritos (Editora Perspectiva, 2016). Dedica-se à área de Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Poética e Estética Teatral, Crítica Teatral, Teoria e História do Teatro. Curador/proprietário do Acervo Cultural Sérgio Viotti. 

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


O teatro no cinema - Jean Cocteau: as multifaces da arte poética

 

Aula diálogo - Rei Lear (com Cássio Starling Carlos)


Shakespeare, o gênio selvagem do som e (da) fúria



O teatro no cinema - As personagens da Tragédia Grega – A síntese do mito, do terror e da piedade



Informações

Local:

Online


Período

23 de maio a 27 junho de 2023


Horário

Terças-feiras, das 19 às 22h 


Carga horária

18 horas em 06 encontros


Inscrições

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$300,00 (à vista)

R$225,00 (25% de desconto para pagamentos até 09/05)



Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$240,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$195,00


+ 10% de desconto para quem se inscrever nos três cursos.


Aula avulsa:

R$ 100,00


A solicitação de pagamento será feita pelo Pagseguro (via email)

Após o pagto, a inscrição será confirmada.


Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.


Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.


* Dia 23/05– Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados


Share by: